Lugares do Mundo “Classic Blue”

Eleita como a cor de 2020 pela Pantone, a “Classic Blue” já exerce forte influência em diversos marcos turísticos espalhados pelo mundo. Confira uma seleção de lugares tingidos pelo tom do momento.


La Muralla Roja, Espanha

Projetada pelo arquiteto Ricardo Bofill no final dos anos 1960, a icônica construção traz referências da tradicional arquitetura árabe do Mediterrâneo e das cidadelas fortificadas do norte da África, com escadas e edificações interligadas formando um verdadeiro labirinto de expressivos planos geométricos.


Chefchaouen, Marrocos

Conhecida como a “cidade azul do Marrocos”, Chefchaouen possui como marca registrada o centro histórico todo pintado em diferentes tonalidades de azul. Não há um motivo oficial para a escolha da cor, supõe-se que seja uma homenagem ao mar do Mediterrâneo.


Jardim Majorelle, Marrocos

Criado originalmente pelo pintor francês Jacques Majorelle, durante as décadas de 1920 e 1930, o Jardim Majorelle ficou mundialmente famoso após virar a residência de Yves Saint Laurent, nos anos de 1980. Composto por cerca de 3000 espécies botânicas e uma casa assinada pelo arquiteto Paul Sinoir, atualmente o lugar funciona como um museu da cultura berbere e memorial em homenagem ao renomado estilista.


Júzcar, Espanha

Situada a mais de 600 metros de altitude, o pequeno vilarejo de Júzcar, na Andaluzia, ganhou nova vida a partir de 2011, quando, numa ação comercial para promover o filme dos Smurfs, as casas foram pintadas de azul. Em 2017, a localidade perdeu o direito de explorar a imagem dos personagens do desenho, mas manteve o visual que fez o turismo na região crescer exponencialmente.


Museu Frida Kahlo, México

Localizado no bairro de Coyoacán, reduto da vanguarda intelectual mexicana na primeira metade do século XX, o Museu Frida Kahlo, ou La Casa Azul, foi a residência da pintora durante toda a vida. Após sua morte, a casa foi transformada em memorial e abriga, além de objetos e obras de Frida, coleções de artesanato do país.


Jodhpur, Índia

Situado no deserto de Thar, a cidade de Jodhpur, também conhecida como “cidade azul” por conta do tom tingir as ruas de um dos bairros, que pode ser observado do alto da fortaleza de Mehrangarh. O efeito intenso da cor tornou-se uma das principais atrações do lugar.


Santorini, Grécia

A mais famosa das Ilhas Gregas, Santorini é reconhecida por suas construções brancas com cúpulas e portas pintadas de azul, em um estilo fortemente marcado pela arquitetura mediterrânea. Localizada ao sul do mar Egeu, a formação insular tem origem vulcânica e oferece uma vista deslumbrante, sendo um dos destinos turísticos mais procurados do mundo.

0
Total Page Visits: 643 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *