Metamorfoses Impressionantes

Ressignificar o antigo para construir algo totalmente novo é algo comum no universo da arquitetura e do design. Nesse sentido, selecionamos três prédios que sofreram intensas transformações para ganhar conceitos e visuais absolutamente inovadores. Coloque no roteiro de sua próxima viagem!


UMA NOITE NA PRISÃO
MALMAISON HOTEL, OXFORD

A presença de castelos medievais que resistiram ao passar do tempo ajuda a contar a história da Europa. Muitos deles hoje desempenham funções bem diferentes das originais, como é o caso dessa imponente edificação na cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Outrora uma fria prisão, a construção passou por uma total repaginação de seus ambientes internos para integrar a rede de hotéis Malmaison. O espaço antigamente ocupado pelas celas transformou-se em 95 suítes superacolhedoras com todas as comodidades necessárias para uma estadia perfeita e inesquecível. O velho pátio agora abriga um belo e espaçoso jardim e o terraço também ganhou uma área de convivência ao ar livre. O hotel ainda conta com uma brasserie e um moderno bar para os momentos de relax e boas refeições. Apesar da proposta luxuosa do empreendimento, o aspecto tradicional da arquitetura foi preservado para reforçar a carga histórica do prédio.


DE AULA MAGNA A BAR
NESCIO, EM AMSTERDÃ

De olho nas boas lembranças da relação entre a juventude e o período universitário, os proprietários deste bar resolveram aproveitar a estrutura do centenário prédio da Faculdade de Zoologia da Universidade de Amsterdã. A transformação foi comandada pelo escritório Design Agency, que tirou partido das particularidades do antigo uso da construção para criar um cenário totalmente singular. O Nescio Auditorium Bar tem como ambiente principal uma sala de leitura reinterpretada, como um típico auditório universitário de vários níveis, no qual o espaço normalmente dedicado ao professor funciona como balcão. O projeto contempla ainda dois lounges bem casuais, um deles suspenso como mezanino, permitindo uma visão panorâmica do bar.


Arquiteturas tradicionais ganham nova vida com projetos ousados e originais.


ESTADIA MONACAL
HOTEL THE JAFFA, TEL AVIV

O visual deslumbrante do prédio em estilo neo-romano do século XIX foi a escolha ideal para receber um hotel que mescla, em total sintonia, a tradição da história e a força do design. O arquiteto John Pawson, numa parceria com Ramy Gill, assina a modificação do antigo hospital e monastério situado em Tel Aviv, capital de Israel, no moderno e luxuoso Jaffa Hotel. O conceito de preservar o antigo com ares do contemporâneo guiou todo o processo de reforma. O teto ornado por abobadas e o imponente pé-direito, características marcantes da arquitetura do oriente médio, foram preservados para manter a identidade da construção. Algumas paredes receberam uma técnica especial de raspagem, revelando pinturas e marcas do tempo, que agora estão à vista do público. O décor traz um mix de estilos, mantendo um sofisticado diálogo entre clássicos do mobiliário e obras de arte moderna. Com 120 quartos e 32 residências de luxo, o Jaffa conta ainda com dois restaurantes e várias opções de serviços e entretenimento para os hóspedes, como piscina, bar, lounges, SPA de luxo, fitness center, entre outros.

0
Total Page Visits: 490 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *