Casas Portáteis

Muito além da ideia lúdica de ter uma casinha na árvore ou montar acampamento no jardim, novas técnicas construtivas e recursos tecnológicos permitem que estruturas autossustentáveis, confortáveis e bem equipadas possam ser instaladas ou transportadas para qualquer lugar.

Uma, ou várias, “casa fora de casa” em alto nível, com toda a comodidade, praticidade e liberdade de ir e vir, literalmente, para qualquer lugar do mundo. Nada mais sugestivo para o atual momento, em que buscamos refúgios de paz para nos conectar com a natureza e fugir das privações impostas pela pandemia. De habitações modulares de fácil construção à cabines totalmente portáteis e transportadas facilmente, essas casinhas alternativas podem ser uma ótima opção para os momentos de lazer, com a versatilidade de poder mudar de lugar sem precisar se preocupar com a infraestrutura. Sem demandar grandes recursos construtivos, em sintonia com a nova proposta de vida e praticamente autossustentáveis, elas já vêm com inovadores sistemas de geração de energia e captação e tratamento d’água, além de muito acolhedoras. Liberdade total e sem limites geográficos. Mostramos a seguir quatro versões que nem vão te deixar com tanta saudade de casa.

SPACE OF MIND
A cabana Space of Mind, desenvolvida pelo escritório finlandês Studio Puisto, foi concebida como uma resposta ao momento vivido durante a pandemia e idealizada para atuar como alternativa à própria casa diante da impossibilidade de viajar. Os pouco menos de 10 m² e a estrutura modular possibilitam que ela possa ser montada num quintal ou terraço, servindo como um escritório, academia ou simplesmente como um lugar de concentração.

MIMA HOUSE
Desenvolvida em 2011 pelo escritório português MIMA, e disponível por enquanto somente no país lusitano, A MIMA House é uma construção de 62 m² que tem como um dos principais diferenciais a capacidade de realizar modificações do layout com bastante liberdade. As quatro fachadas são quase idênticas, com paredes intermediárias de vidro e estrutura em madeira, e a parte interna possui trilhos no piso que permitem mover as paredes e expandir ou reduzir os ambientes de maneira extremamente funcional. A casa pode ser instalada com fundação em madeira ou concreto, a depender do tipo de terreno.

ECOCAPSULE
Com cerca de 6 m², a Ecocapsule, criada pelo estúdio Nice & Wise, se destaca logo de cara pelo design oval de pegada futurista em fibra de vidro e aço. Feita para abrigar confortavelmente dois adultos, a área interna contempla uma cama dobrável e um banheiro químico, além de uma espaço para armazenamento de equipamentos. Praticamente autossustentável, a habitação tem conexão com a internet, placas solares, turbina eólica e um sistema exclusivo de coleta e filtragem da água da chuva, permitindo sua utilização mesmo nos locais mais remotos.

COODO HOUSE
Essas casas modulares são totalmente portáteis e podem ser instaladas em qualquer superfície, incluindo a água, com o auxílio de flutuadores. Disponíveis em três opções de layout, elas possuem apelo sustentável, com captação de energia solar e reaproveitamento da água da chuva, sem abrir mão de recursos tecnológicos, como sistema Smart Home, para controlar os principais recursos via smartphone.

MONO CABIN

Um projeto do estúdio canadense Drop Structures, a cabine Mono é uma construção de 10 m² feita com estrutura de treliça simples, duas paredes envidraçadas e um pequeno deck frontal. A habitação ainda é capaz de resistir a condições climáticas adversas.

0
Total Page Visits: 5589 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *