Charme do Essencial

POR DOME ARQUITETURA

Com 80 m², superou as expectativas do casal que decidiu trocar um apê maior pelo estilo de vida voltado ao essencial. Por Juana Bahia e Lara Pouchain, da Dome Arquitetura.

No detalhe da sala de jantar, destaque para a composição de pendentes acima da mesa. Os mármores e pedras utilizados no projeto seguem a cartela de tons neutros e claros para um resultado leve. Na sala, o painel da TV com iluminação indireta foi especialmente desenhado pelas arquitetas, que também assinam todos os planejados. A prateleira traz um charme adicional. O sofá se encaixa no espaço com perfeição, harmonizado pela mesinha da Desconexo Design. Os tons neutros do tapete e do mobiliário servem de base para ousar no colorido das almofadas (Spazio). A varanda é uma extensão da sala e por isso também traz elementos em madeira Pinus. A estante garante um lugar para as plantas e revela a vocação do lugar para o aconchego. Já a cozinha, trabalhada em tons de fendi, ganha dinamismo com o revestimento geométrico em p&b.

O apê compacto não economiza em estilo com móveis de vocação para o conforto, tons claros e boa iluminação.


Projetar um apartamento compacto já é um desafio, e mais ainda se os moradores antes viviam em um imóvel bem maior. Tarefa lançada à dupla Juana Bahia e Lara Pouchain, da Dome Arquitetura, que transformaram o imóvel de 80 m² em um refúgio bem aconchegante. “Eles têm uma mente aberta e estavam desapegados do apartamento antigo. Só queriam levar para a nova morada a sensação de bem-estar e aconchego de um lar”, explica Juana. A proposta das profissionais foi criar charmosos recantos que valorizassem os hábitos e hobbies favoritos dos clientes. Para tanto, não foi preciso intervenções na planta ou remoção de paredes. Elas optaram por aproveitar cada cômodo com soluções sob medida, especialmente em marcenaria. Na sala, o móvel de TV tem desenho exclusivo, assim como o painel e o banco em Pinus na sala de jantar, que trazem um conforto extra para os encontros da família. A cozinha deixou de ser americana. “Assim, ganhamos uma parede a mais para os armários”, destaca Lara. Tons claros, circulações livres e o uso de espelhos em portas de correr foram alguns dos recursos visuais utilizado em prol da amplitude. A sala foi integrada à varanda, trabalhada com muito verde e descontração, prolongando as boas sensações, além de valorizar os momentos de leitura do casal e o prazer de ouvir uma boa música. Ainda foi possível criar um home office com uma cama em formato de sofá para receber um hóspede. “Outro segredo do projeto está na curadoria de objetos e complementos que trazem estilo e funcionalidade ao espaço. Sem excessos e com muita essência”, revela Juana Bahia. Ao final, o projeto se revelou um gostoso ninho urbano.

O compacto home office foi um pedido do cliente. Ele reserva espaço para a cama em formato de sofá, confortável para receber um hóspede. O quarto da filha segue a mesma linguagem sóbria e elegante, inclusive na escrivaninha em vidro transparente e negro, deixando o ambiente mais leve. A prateleira atrás da cama permite uma iluminação indireta, que transmite aconchego. Repare ainda que prevalecem os tons escuros na marcenaria, nem sempre utilizados em espaços reduzidos.
Os espelhos são um recurso visual importante na suíte do casal, assim como a marcenaria planejada, pensada em detalhes. As cortinas, da Agatek, finalizam com muito aconchego a proposta.

0
Total Page Visits: 726 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *