Cult e Pessoal

POR RACINE MOURÃO

Após passar pelo olhar de Racine Mourão, o apartamento ganhou mais amplitude e um décor repleto de referências à personalidade “cult” dos moradores, onde móveis de design, livros, telas, adornos e padrões de impactos visuais dão vida e exclusividade à morada.

Entre as peças de destaque da área social estão a poltrona vermelha Tre Pezzi, assinada por Franco Albini para Cassina (Le Spec), e a poltrona Sapão (Ouvidor Interiores), desenhada pelo brasileiro Fernando Mendes, referenciando tanto o design italiano quanto o brasileiro, em igual medida. Separando o hall de entrada do apartamento, o painel em cobogó permite boa circulação de ar e entrada de luz, mantendo a privacidade. Ao lado, a estante com nichos vazados foi desenhada pelo escritório para abrigar livros e demarcar o ambiente do jantar com estilo e elegância. A varanda ganha estética aconchegante, com outros destaques do mundo do design, como as cadeiras da Kartell (Ouvidor Interiores) e a arrojada poltrona laranja (Desconexo Design). O paisagismo é da Célia Lima.
O open bar ganha interessantes contrastes visuais com a leveza da mesa em acrílico e a intensidade das poltronas em veludo berinjela (Ouvidor Interiores). O dourado da persiana (Agatek) e do pendente de design inovador (Candela) arrematam com requinte a composição. No living, o sofá convidativo surge na cor chumbo, que se repete na prateleira sobre a qual telas divertidas contribuem para o ar despojado da área social. As mesinhas de apoio de desenho arrojado (Le Spec) também chamam a atenção para o recanto, demarcado pela parede em azul profundo. A mesa de centro em mármore, assinada por Racine Mourão, surpreende pelas linhas sinuosas apesar da rigidez do material de que é feita. A geometria da cortina (Ouvidor Tecidos) e do tapete (Ouvidor Interiores) trazem dinamismo à proposta.

A composição elegante e atemporal reúne toques de cores vivas e peças de design nacional e internacional.


Mix de estilos, com doses do vintage e do contemporâneo, adicionado de peças de design italiano e brasileiro, formam a base do décor de Racine Mourão para o primeiro apartamento dos jovens advogados, recém-casados. Inspirado na personalidade e na história de vida do casal, que sonhavam em partilhar a vida a dois numa morada que fosse a cara deles, o arquiteto redesenhou os espaços de convivência na medida dos desejos e necessidades dos clientes, onde imprimiu uma atmosfera “cult despojada”, de grande impacto visual. A começar pela cartela trabalhada em cores claras e variações do cinza, com pitadas de azul profundo, berinjela e vermelho, trazendo tanto aconchego quanto uma pegada mais urbana à ambientação. Os interiores ainda ganham um charme especial com o garimpo de móveis de design nacional e internacional, além das peças exclusivas desenhadas pelo profissional, como a estante vazada que vai do piso ao teto e que, além de delimitar ambientes, abriga os diversos livros desse casal apaixonado por leitura. Para complementar essa proposta exclusiva, entram em cena diferentes padrões geométricos que estampam cortinas, tapetes e painéis, enriquecendo a atmosfera despojada, sem perder a harmonia e a leveza. O colorido e os toques de humor em telas, adornos e objetos também incrementam a proposta, enquanto as luminárias de design arrojado reafirmam os traços sofisticados desses espaços, pensados para surpreender à primeira vista. A ala íntima ganhou uma paginação mais vintage, onde materiais cálidos e texturas macias reafirmam a vocação do espaço para o aconchego. “O apartamento tem um ar up, ele é vivo, tem cores e, ao mesmo tempo, é atemporal com um clima de colecionador, o que o torna superexclusivo”, define Racine Mourão.


A cozinha (Bontempo) exala aconchego, elegância e dinamismo, com o uso da madeira natural, espelhos e o revestimento geométrico em p&b.

Cores vintage, peças de design e estampas dinâmicas conferem personalidade aos ambientes.


No escritório, o papel de parede da Designers Guild (Ouvidor Tecidos) confere uma dinâmica diferenciada ao ambiente. Dentre as apostas do design nacional está a cadeira Esqueleto, de Pedro Paulo Franco para A Lot of Brazil (Desconexo Design). A persiana dourada (Agatek) controla a entrada de luz sem pesar. O quarto de casal investe em tons fortes e estética retrô. As mesas laterais e cabeceiras foram desenhadas pelo arquiteto para se adequar ao layout do quarto. Na lateral da cama, a cadeira Carbon, da Moooi (Ouvidor Interiores), reafirma a presença marcante do design cosmopolita no conceito do projeto.

0
Total Page Visits: 2003 - Today Page Visits: 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *