Moderno Barroco

O movimento que se estendeu por todo o século XVII e pelas primeiras décadas do XVIII, influenciando as mais diversas manifestações artísticas, revive os tempos áureos no décor, com interpretações modernas, mas que ao mesmo tempo, trazem uma nostalgia comovente. Formas rebuscadas e tons escuros, como vinhos aconchegantes, azuis nórdicos e amarelos preciosos, marcam o retorno dessa atmosfera dramática e sensual aos interiores. Inspire-se!


Luxo discreto

Nos dois ambientes da Arketipo a estrutura rebuscada mantem um rico diálogo com o mobiliário em couro, de traços modernos e casuais, revelando uma versão low profile do barroco.


O barroco – que significa pérola irregular – nasceu, assim como outros movimentos que influenciaram as artes em geral, em um cenário marcado por mudanças da pauta religiosa – mais especificamente após as reformas do século XVI, que enfraqueceram a Igreja Católica, mas não diminuíram seu poder sobre as mais diversas questões sociais. Ele surge, então, nesse contexto de contraste, expressando o teocentrismo da Idade Média e o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Neste caso, a emoção sobrepõe a razão. As obras que datam desse período e, agora, voltam a inspirar a decoração de interiores, são rebuscadas e expressam as emoções da vida e do ser humano, trazendo em sua estética um toque de dramaticidade. A diferença é que, hoje, o estilo é convocado a compor espaços modernos, com suas cores saturadas, toques de midas e formas opulentas, dialogando harmoniosamente com elementos contemporâneos, que tiram partido da simplicidade para balancear todo esse excesso de informação do estilo, numa releitura sensual, ousada, elegante e extremamente atual.


A união das formas rebuscadas e o ar luxuoso do barroco com as linhas simples e funcionais do contemporâneo dão origem ao Barroco Moderno.


Toque de esplendor

A ostentação característica do barroco pode adotar uma personalidade contemporânea quando confrontada com formas e matérias-primas atuais, numa estética bem dosada. No espaço concebido pela Koket, os contornos rococó se manifestam no desenho orgânico do espelho Adicta, inspirado pela riqueza dos tradicionais venezianos, e no buffet Spellbound – com desenhos primorosos, mas de linhas retas -, lembrando verdadeiras obras de arte. Ao lado, o estilo também define a estética do living, concebido pela Arketipo, com destaque para os sofás em veludo capitonê e para o suntuoso espelho dourado.

0
Total Page Visits: 1179 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *