Inspiração Oriental: Wabi-Sabi

O estilo de origem japonesa tem como princípio a valorização do caráter autêntico dos materiais. A partir desse conceito, o Wabi-Sabi remonta ao rústico de maneira minimalista e original.


  • Iluminação natural
  • Materiais orgânicos
  • Cores neutras
  • Objetos essenciais

O NOVO RÚSTICO. Os cenários devem ter aspecto rústico e de pouco refinamento a partir do uso de matérias-primas naturais. Argila, bambu, pedra, algodão, linho e madeira são essenciais para levar o conceito wabi-sabi ao lar. Tons terrosos e neutros predominam, assim como mobiliário de madeira bruta, design simples e paredes e pisos crus, a exemplo deste ambiente da Nani Marquina. Tudo o que demonstra um processo rudimentar de produção é bem-vindo. A iluminação natural banha os interiores e conta com o reforço de velas, que energizam o lugar e criam o espaço perfeito para meditação. A casa wabi-sabi é um recanto de calmaria e refúgio para desacelerar do ritmo frenético da vida urbana.

Inúmeras são as referências à cultura nipônica na decoração de interiores. Luminárias bonboris, jardins zens, cerâmicas, camas futons, mesas kotatsus… Agora é a vez de explorar o conceito wabi-sabi, embasado na filosofia milenar japonesa de que nada é perfeito e eterno. O significado de “wabi” é aquilo que é rústico, enquanto “sabi” significa a beleza que chega com a idade. Conforme a tradução, as características desse lifestyle incluem a simplicidade, a aspereza, a irregularidade e a valorização da pureza dos objetos e dos processos naturais, numa ode ao estado imperfeito dos materiais. Elementos como argila, pedra, madeira crua e outras matérias-primas naturais são um bom ponto de partida para levar essa ideia aos interiores, explorando a beleza em seu estado bruto de forma incomum. Outros bons exemplos são usar jardins de pedras de diferentes tamanhos, flores coloridas e fontes de água. Apesar da aparência decadente, a ideia é libertar-se do supérfulo de maneira original, apostando na beleza intrínseca das imperfeições. Assim, o conceito ganhou o mundo e chega ao ocidente com base numa vida impulsionada pelo desapego e valores essenciais para compor ambientes de aura rústica de forte caráter minimalista. O wabi-sabi está intimamente ligado ao slow house, que busca desacelerar a velocidade da vida contemporânea a partir de uma nova mentalidade que valoriza equilíbrio, escolhas conscientes e autoconhecimento, concentrando-se no que geralmente é deixado de lado.


  • Autêntico
  • Natural
  • Simples
  • Rústico


Na decoração, o conceito WABI-SABI sugere espaços aconchegante e minimalistas, que valorizam peças handmade e objetos que trazem memórias afetivas.


A cozinha da alemã Häcker Küchen reúne os principais elementos de um ambiente wabi-sabi

0
Total Page Visits: 146 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *