Estilo Raw

A valorização da beleza do que há de mais primitivo na natureza e a liberdade de ser combinado a elementos modernos definem o estilo Raw, que preza por cenários simples, versáteis e de linguagem única.

O ambiente da Ton agrega o mobiliário de pegada mais rústica e acolhedora aos acabamentos bem rudimentares de piso e parede.

  • MATERIAL “BRUTO”
  • AUTENTICIDADE
  • LIBERDADE CRIATIVA
  • CORES CRUAS

O raw valoriza materiais e acabamentos com aspecto rudimentar e desgastado.


Neste espaço da Nanimarquina, tudo remete ao Raw. O destaque fica por conta do visual do piso e parede.

A autenticidade das marcas do tempo, do desgaste natural dos materiais, as texturas ásperas e as superfícies muitas vezes desiguais são a essência do Raw. Originalmente, o estilo surgiu a partir do movimento que defende o consumo de alimentos da forma mais natural possível, com um menor tempo de colheita e o mínimo de interferência industrial. Assim, à mesa, nascia o raw food, que ganhou força para além da alimentação tornando-se um verdadeiro lifestyle. Mas, para entender sua aplicação no décor, precisamos primeiro traduzir o termo, que vem da língua inglesa e significa bruto, rude, primitivo… O conceito ganhou adeptos na decoração de interiores e passou a representar uma atitude de preservação do meio ambiente, além de um resgate da sintonia com a natureza dentro de casa. O Raw, assim como o rústico, tira partido das imperfeições para evocar simplicidade e aconchego. A diferença, entretanto, é a abordagem mais versátil, uma vez que o estilo parte da premissa da mistura, destacando-se ao lado de móveis e elementos contemporâneos. O conceito também sugere o reaproveitamento da natureza. Assim, troncos de árvore podem virar base para mesas, restos de madeiras de demolição ganham novas configurações – sem depender de processos de lapidação mais complexos – e as pedras brutas sugerem diversas possibilidades de uso. É dessa forma, aliás, que ele assume sua real personalidade, podendo ser inserido em ambientes que vão do rústico propriamente dito ao minimalista sem perder o protagonismo.


O estilo raw traz uma narrativa mais realista ao décor a partir do uso de materiais e texturas sem interferências externas.


  • REALISMO CONTEMPORÂNEO
  • ACONCHEGO
  • MATERIAIS SEM TRATAMENTO
  • MARCAS DO TEMPO

NATUREZA PURA. A possibilidade de diálogo harmônico com vários outros estilos torna o Raw plenamente adaptável a todas as situações. No cenário abaixo, da Ton, o acabamento mais rudimentar e desgastado do piso e parede convive em total sintonia com o mobiliário de aspecto contemporâneo, com destaque para as poltronas de desenho orgânico. Ainda explorando essa dualidade visual, a mesa em pedra bruta é o grande destaque do espaço Casulo, assinado por Ramiro Mendes na CasaCor, em sintonia com o piso original e a parede em tijolinhos de aspecto desgastado. O Raw é a liberdade de combinar elementos e valorizar a beleza do que há de mais puro na natureza.

O ambiente da Nanimarquina é marcado pelo acabamento que ressalta a passagem do tempo na parede, humanizando o espaço.

0
Total Page Visits: 1426 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *