Lagom, Segredo da Felicidade

A fórmula Sueca para dar mais sentido à vida. O Lagom convida a abrir as portas ao equilíbrio por meio de sensibilidade, utilizando só o que é necessário para viver com bem-estar.

NEM POUCO, NEM MUITO. O JUSTO. Representa a essência de ser e viver da cultura sueca e se aplica aos mais diversos aspectos da existência desse povo. Pode-se praticar lagom ao ter controle sobre as finanças, manter as relações pessoais de forma saudável, saber dosar o trabalho, andar a pé ao invés de usar o próprio carro, deixar no guarda-roupa somente peças necessárias… Pequenas atitudes dentro e fora de casa que revelam uma nova forma de encarar a vida e simplificar a rotina. Assim, o lar vai se transformando naturalmente conforme as novas posturas adotadas pelo morador e assume uma estética prazerosa, que reflete a personalidade dos habitantes até criar um espaço harmônico ideal, sempre em busca de um ambiente de paz e conforto.

Em tempos de acúmulo de tarefas, estresse e conectividade, essa estética dispensa os excessos e destaca só o que é realmente necessário para as pessoas viverem bem, com ênfase na consciência social, sustentabilidade e no equilíbrio emocional. O Lagom surge com o conceito “na medida certa”. Apesar de não ter uma tradução, a palavra é entendida por “moderação, “equilíbrio” ou “suficiente” e acompanha o desejo crescente por qualidade de vida da sociedade moderna. O espaço Lagom tem objetos escolhidos a dedo, que servem um propósito específico. Dessa forma, os móveis têm funções bem definidas, levando em consideração a rotina da casa e os hábitos da família. Ao adotar esse princípio como máxima, remete ao minimalismo, que abre mão do supérfluo e valoriza linhas simples, móveis funcionais e cores neutras, tudo para um visual limpo. Pode-se dizer que esse estilo chegou para transitar entre o minimalista e o Hygge, reforçado, mais uma vez, na essência do equilíbrio. Conforto e funcionalidade se unem para compreender os componentes e os propósitos de um ambiente, descomplicando o design. Tudo isso sem perder o charme, claro! Fácil de ser idealizado, a estética traz elementos como materiais orgânicos, iluminação natural, plantas e objetos de valor sentimental, podendo ser incorporado em qualquer lugar do mundo e, por isso, ganha cada vez mais adeptos dispostos a descobrir um lifestyle que prima por viver bem com apenas o suficiente. O conceito nos leva ao consumo consciente, indo ao encontro as mudanças de atitude e pensamento do século XXI.


  • Moderação
  • Equilíbrio emocional
  • Consumo consciente
  • Menos é mais

ESTILO MODERADO. Segundo o povo sueco, a chave da felicidade está em manter harmonia com o mundo. Assim, o Lagom representa um modo de vida que exalta proporcionalidade. Muitos confundem com o estilo dinamarquês Hygge, que tanto prima por aconchego. Ambos são de origem nórdica e até confundem à primeira vista, mas é fácil distingui-los: o Hygge propõe um momento de conforto dentro da rotina, já o Lagom é o próprio modo de viver o cotidiano com moderação e serenidade.


  • Equilíbrio
  • Valorização de peças funcionais
  • Sustentabilidade
  • Bem-estar

UM TOQUE DE LAGOM EM SUA CASA. Criar um ambiente de paz é o objetivo. Daí a escolha pelo desenho essencial e o uso de materiais orgânicos, como madeira, palha e linho, que nos conecta com a natureza. Os desenhos vivos, estampas florais, listras e telas também desempenham papel importante na hora de compor espaços harmoniosos e cálidos. Objetos decorativos, tapetes e almofadas direcionam os pontos de atenção com personalidade. Embora as cores utilizadas sejam tipicamente neutras não significa ser um estilo desprovido de expressão. Os tons de cinza também são bem-vindos, assim como alguns detalhes de preto. Outro fator importante no Lagom é a iluminação, que tanto tira proveito da luz natural em abundância como de focos, candelabros e velas para um clima intimista. A cozinha é superimportante nesse conceito, já que tudo deve ser na medida exata do consumo diário. Daí o uso de prateleiras no lugar de armários, numa aparência mais organizada e necessária à rotina do dia a dia. Em uma sociedade em mudança permanente, o Lagom motiva a gerar menos desperdício – de alimento e dinheiro – e caminhar em direção à dexintoxicação capitalista.


  • Iluminação natural
  • Materiais orgânicos
  • Cores neutras
  • Poucos móveis

Reduzir equivale a encontrar mais valor naquilo que já temos.


0
Total Page Visits: 543 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *