Espírito Nórdico

O longo inverno dos países escandinavos fez surgir um estilo que busca o máximo de aproveitamento de luz natural, norteando escolhas que tiram partido das tonalidades claras, dos materiais in natura e da inserção de elementos contemporâneos, para compor ambientes simples, práticos e confortáveis.


Cores pálidas ganham vida com a abundância de luz natural no ambiente.


Nos invernos rigorosos do norte Europeu – Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca – em que a escassez de luz tornava os dias mais longos e tristonhos, surge uma decoração que tira partido do clima e dos materiais próprios da região, numa proposta em que a aparente melancolia externa não impede a atmosfera de aconchego e de bem-estar interna. O estilo nórdico começou a adentrar os lares em meados do século XX e chega aos dias atuais aliando tradição e modernidade, com escolhas sempre norteadas pela busca de iluminação natural e frescor nos interiores. Por isso, privilegeia ambientes amplos, com panos de vidro, muitas vezes do piso ao teto, que permitem a livre passagem da luz. Ainda com este propósito, as cores pálidas e claras imperam a fim de arejar os espaços e amenizar os dias cinzentos. Por isso, o uso de pontos de cor são bem-vindos para quebrar a possível sensação de vazio e de frieza. As formas são simples e o desenho funcional. Os materiais, por sua vez, são inspirados na geografia local, privilegiando a natureza, como a madeira in natura e os tecidos crus – sempre claros e em diálogo com as paisagens externas. Elementos contemporâneos – laca, aço e concreto -, podem sim, entrar em cena para estabelecer um interessante contraste. Aliando essas características ao uso de móveis soltos e essenciais à economia nos objetos decorativos, os ambientes de inspiração nórdica refletem um charme único e uma estética que permanece no tempo.


O estilo nórdico investe na luz natural e no design simples e funcional.


Intensidade de luz

No estilo escandinavo, a luz natural deve ser sempre valorizada. Por isso, o home office da página ao lado é projetado em frente à ampla janela, para ser banhado por claridade. Em sintonia com a proposta, cores claras no mobiliário, réguas de madeira no piso, e ferro de aspecto desgastado na cadeira principal. Nesta página, o ambiente, da Normann Copenhagen, traz mobiliário com formas precisas e suaves, num décor de desenho limpo e minimalista em que a mescla de tons claros e escuros confere maior sensação de aconchego.


Simples e elegante

O estilo nórdico permite os contrastes entre materiais rústicos e elementos contemporâneos, em jogos de harmonia e leveza que preenchem amplos espaços ou recantos especiais. Na página ao lado, no ambiente da Muuto, os nichos em desordem dialogam com o piso e a cadeira em madeira natural, numa composição de caráter informal. Nesta página, acima, no ambiente da Normann Copenhagen, os traços simples dos móveis soltos denotam uma inserção moderna do estilo. Ao lado, à direita, muita luminosidade e delicados pontos de cor na suíte do hotel dinamarquês Bella Sky Comwell.

O ambiente da Normann Copenhagen, com peças da nova coleção, expressa o jeito nórdico de ambientar
O ambiente da Normann Copenhagen, com peças da nova coleção, expressa o jeito nórdico de ambientar
0
Total Page Visits: 693 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *