Glimpt Studio

Convidamos o arquiteto Rafael Studart para assinar a coluna sobre talentos do designer autoral, na qual iremos conhecer novas experiências com trabalho de cunho social. E ele começa apresentando o conceitual Studio Glimpt.

Rafael Studart, à esquerda, Arquiteto e Designer de móveis

O Glimpt é um duo de designers suecos que tem uma pegada bem diferente quando o assunto é responsabilidade social. Desde que formaram o estúdio, em 2010, eles definiram que iriam sempre trabalhar com artesãos de regiões economicamente enfraquecidas, resgatando os valores e tradições locais, mas com uma identidade totalmente contemporânea. Mas com eles a ideia não é explorar a mão de obra barata, como na maioria das ações que envolvem comunidades carentes. Eles revertem 20% dos valores de venda dos produtos diretamente para associações com quem trabalham. A última incursão dos caras foi aqui “pertinho”, no Peru. Na cidade de Yungay eles se aliaram a talentosos escultores e criaram uma linha de mesas e objetos que é absolutamente sensacional. O trabalho em madeira entalhada é impecável e demonstra o carinho de todos os envolvidos com os produtos. Os padrões 3D são verdadeiramente hipnotizantes. Essa iniciativa do Glimpt já passou, com resultados igualmente surpreendentes, pela África do Sul e pelo Vietnã, cujos produtos geraram uma linha distribuída pela Cappellinni, e tem como próximo destino a Romênia. Se você curte bom design, vale a pena dar uma olhadinha no site deles: www.glimpt.se. Instragram: @rafael_stu.


“Nós acreditamos que, como designers, é preciso ter responsabilidade social, e que é obrigação de todos cuidar do nosso mundo e do próximo” – Mattias Rask e Tor Palm, da Glimpt Studio.


0
Total Page Visits: 408 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *