Conheça o trabalho de Alberto Biagetti e Laura Baldassari que assinam uma obra focada em criar narrativas baseadas na psicologia humana e nas obsessões da atualidade.
Comandado pela dupla Alberto Biagetti e Laura Baldassari, o Atelier Biagetti é um estúdio localizado em Milão, que atua com uma proposta ousada e singular de não estabelecer limites entre arte e design. A trajetória dos integrantes dessa parceria ajuda a explicar a obra tão abrangente e original. Ele é designer enquanto ela era uma cantora de ópera. Universos repletos de particularidades que se encontraram para produzir peças inspiradas no comportamento humano e nas grandes obsessões da sociedade contemporânea. Para o duo, cada nova criação é uma oportunidade de provocar discussão sobre temas reais, como o culto ao corpo, o sexo, o dinheiro… Nada escapa ao olhar crítico dos artistas. Cada projeto tem uma uma narrativa única como fio condutor. A coleção Body Building, por exemplo, abordou a fixação pela estética e pelo corpo perfeito, com objetos que desafiam nossa percepção sobre a compulsão por exercícios físicos.
O trabalho, elaborado em 2015, rendeu interesse de público e crítica, colocando o estúdio em evidência e fazendo da dupla uma das gratas revelações do segmento do design. No ano seguinte, o projeto No Sex explorou de maneira intensa os aspectos mais íntimos dos relacionamentos. De forma ambígua e provocativa, as peças elaboradas romperam com o ritmo frenético dos nossos tempos, criando uma espécie de refúgio futurista e imaginário que pode ser interpretado de várias formas, seja como um espaço para explorar sensações ou o reduto de um mundo bombardeado pelo excesso de erotização. A exposição foi um dos grandes sucessos da edição 2016 do Salão do Móvel de Milão e reafirmou a dupla como uma marcas mais promissoras do mercado. O último capítulo da empreitada considerada como uma trilogia por Alberto e Laura veio em 2017, com GOD. A série é uma análise profunda sobre o poder do dinheiro na contemporaneidade. O próprio nome da coleção, Deus em inglês, faz um jogo com a importância que a riqueza e o consumo adquiriram na atualidade, na visão dos designers. Com combinações de materiais e traçados sinuosos, cheios de arrojo, suas criações sempre fazem o público se surpreender e exploram com muita criatividade a capacidade que o design tem de causar impacto e despertar o fascínio. Vale a pena seguir acompanhando os próximos passos do Atelier Biagetti.
O design contemporâneo, ousado e polêmico é uma característica marcante das peças criadas pelo estúdio.
A mesinha de apoio Toy faz parte da coleção No Sex. Com base em silicone e tampo em latão, a peça possui uma sinuosidade marcante no desenho. O luxo também está presente no balanço The Island. Com corpo em latão revestido em folhas de ouro, o item ainda conta com acabamento em franjas de seda dourada. O pufe Soffietto, feito em couro, é um dos ícones do projeto No Sex, de 2016. Até mesmo o saco de areia ganhou uma versão superluxuosa na coleção GOD, o K.O tem bordados em fio de ouro e é puro requinte. O banco Cavallina Argento tem estrutura de poliuretano estofado em couro e integrou a coleção Body Buillding.