Simplicidade Autêntica

POR MAX LAMB

A versatilidade de Max Lamb se revela por meio do amplo leque de materiais – da madeira ao isopor – que dá vida aos seus produtos, dotados de um charme rústico e único.

Por trás de toda grande obra de arte existe um árduo processo de produção que envolve desde o desenho inicial da peça, até a sua lapidação final. Max Lamb conhece bem a importância dessas etapas e, por isso, esse processo tem sido a palavra-chave de suas criações. O designer possui um estilo que está sempre transitando entre as áreas da arte e do design, com um desenho artístico de formas perfeitas, que trazem leveza às suas peças. O fato é que todas as criações de Max têm uma autenticidade muito forte, até mesmo as que são produzidas de forma industrial carregam sempre algum elemento de customização individual. Max costuma trabalhar com os mais variados tipos de materiais, que vão desde granito e madeira, até o surpreendente isopor. Independente do material escolhido, o britânico lapida suas peças com uma peculiaridade intrigante, sabendo respeitar e valorizar as falhas e imperfeições que vem junto com o processo.

Um exemplo disso são as suas peças em mármore, que não escondem as marcas das máquinas que as esculpem, manuseadas pelo próprio artista. Aliás, são essas peculiaridades que tornam o trabalho de Max one of a kind, ou seja, único. Outro exemplo são os bancos e mesas de estanho, produzidos sem padronização produtiva alguma, utilizando a areia da praia como molde e com resultado final encantador e surpreendente. Atualmente, eles fazem parte do acervo do Cooper Hewitt Museum, em Nova Iorque. Além das peças de design, Max também abusa da criatividade na construção de instalações incríveis, nas quais transforma peças grandes e objetos inanimados em atrações interativas, como os enormes objetos em mármore que se movem ao toque de um dedo. Com tantas criações inovadoras e resultados inusitados, Max Lamb faz parte de uma geração de artistas que têm um trabalho muito difícil de classificar. Ele apenas encanta. Às vezes por sua grandeza, às vezes pela beleza, mas sempre pela simplicidade autêntica.


As linhas unem leveza e rusticidade em peças repletas de personalidade.


Até as criações produzidas de forma industrial carregam algum elemento de customização individual, a exemplo das peças em mármore, que não escondem as marcas das máquinas que as esculpem, manuseadas pelo próprio Max.

0
Total Page Visits: 391 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *