Maison & Objet Paris

Da mescla entre produção artesanal e tecnologia, cores e texturas e referências culturais diversas, o design original de Sebastian Herkner cativa o olhar com objetos de personalidade marcante.

A autencidade é o fator que define a obra do alemão Sebastian Herkner, eleito o designer do ano da primeira edição de 2019 da Maison & Objet Paris. A curiosidade em conhecer novas identidades culturais e explorar técnicas e materiais diferenciados é a força motriz de seu trabalho conceitual, que combina o racional e o intuitivo de forma artesanal com o que há de mais tecnológico no segmento. Assim, cores e diferentes texturas são experimentadas sem qualquer tipo de amarras para conceber peças de design inusitado.

Formado pela HfG Offenbach University of Art and Design, na Alemanha, Herkner sempre direcionou sua criatividade para o desenho de móveis e objetos, resultando em grande parceria com marcas renomadas, como Cappellini, ClassiCon, Moroso, Pulpo e Thonet. Na hora de criar, a liberdade para ousar e combinar elementos dita o ritmo de cada coleção. O primeiro grande destaque de sua carreira veio com o lançamento da mesa Bell, para a ClassiCon, em 2012. A premiada peça subverte as expectativas por suas formas delicadas, realizada a partir do vidro soprado de maneira artesanal. Já em evidência no cenário internacional, o ano seguinte seria marcado pela parceria com a tradicional grife italiana Moroso, com a linha Banjooli, composta por cadeira, poltrona, sofá e mesinhas. As peças são parte da coleção outdoor M’Afrique, que reuniu um talentoso time de designers. A criação resultou em mais prêmios e o consolidou no mercado internacional. O sucesso viria com a conquista do IF Design Award 2016, prêmio mais conceituado do design mundial, com as coleções de acessórios para casa Meta, Mitis e Domo – ganchos de roupa, relógios de parede e vasos, respectivamente -, concebidos em massa de porcelana colorida em tons pastéis. Com a metodologia de controlar todos as etapas e detalhes de confecção de um novo produto, Herkner explora elementos improváveis para extrair a beleza por meio de seus traços. Uma característica singular de quem enxerga o bom design como a tarefa de surpreender a cada novo produto, com objetos que cativam pela personalidade marcante.

0
Total Page Visits: 420 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *