A Vibe Staycation

Neologismo criado a partir da fusão das palavras stay (ficar) e vacation (férias), Staycation é uma expressão em inglês que representa o desejo de desfrutar de momentos de lazer sem sair de casa. saiba como o conceito se reflete nos interiores?

NATURE INSIDE

Um das premissas para tornar qualquer espaço mais aconchegante é levar para os interiores elementos que normalmente ficam da porta para fora, como plantas e fibras naturais. Com simples mudanças no décor é possível evocar o clima de veraneio para dentro de casa. As escolhas cromáticas são outro truque de styling que colaboram para a criação dessa atmosfera, com destaque para tons de areia, terrosos e pontos de cor que trazem vivacidade. As padronagens também entram em cena para comunicar o conceito, assim como o verde das plantas, essencial para imprimir leveza e frescor, a exemplo do ambiente acima apresentado na CasaCor Ceará 2018 por Valdo Figueiredo. Abaixo, os espaços de Érico Monteiro e Roberto Pamplona Jr., respectivamente, apostam na luminosidade, no paisagismo e nas texturas naturais para uma perfeita tradução do estilo staycation.

Staycation, também conhecido como “holistay”, não é um termo exatamente novo, mas representa um conceito que tem ganho cada vez mais adeptos ao redor do mundo, especialmente entre a geração dos Millennials. O neologismo, originado a partir da junção de stay (ficar) e vacation (férias), sugere que permanecer na cidade e desfrutar de tudo que ela tem a oferecer, como parques, restaurantes, teatros, cinemas e – por quê não? – o conforto da própria casa, também pode ser uma boa ideia para os dias de folga. A iniciativa ganhou grande popularidade nos EUA durante a crise financeira de 2007-2010 e no Reino Unido em 2009, e segue em direção a outros países que passam por profundas mudanças na economia, como o Brasil, é claro! O movimento é uma resposta a contenção financeira do momento e impacta diretamente nos interiores, uma vez que, para se tornarem atrativos, os projetos passam a priorizar experiências que vão além de beleza e funcionalidade, indo ao encontro da convivência e das sensações de conforto, aconchego e relax. De uma jacuzzi a um forno de pizza, passando por uma varanda gourmet e um décor que valoriza o verde, as texturas naturais, o calor da madeira e as cores alegres, equilibrando interior e exterior para tornar os espaços arejados e cheios de vida. Com pequenos ajustes ou algumas mudanças estruturais, é possível transformar a morada em um verdadeiro refúgio de férias cinco estrelas.


  • Autêntico
  • Natural
  • Simples
  • Caloroso


O estilo staycation revela espaços que priorizam o relax e o bem-estar.


No ambiente da Knoll, destaque para o sofá Avio, de Piero Lissoni
0
Total Page Visits: 907 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *