Estilo Navy

Mergulhar de corpo, mente e alma em ambientes de inspiração náutica pode ser bastante revigorante. As cores remetem à calmaria das águas e às áreas da praia, propiciando uma atmosfera prazerosa e apropriada para descansar da rotina acelerada das grandes cidades nos dias de folga, quando o compromisso é com o relax.


A iluminação natural e o frescor do décor despertam a tão desejada sensação de paz e liberdade.


Vamos Fugir

O frescor do estilo navy proporciona um forte apelo à descontração e à elegância, que nos remete a um dia de relaxamento no litoral. Isso graças aos tons tranquilizantes, em azul e branco, e ao uso de texturas naturais. Experimente combinar móveis em madeira clara ou lacado de branco para um clima estival. Neste projeto, Racine Mourão traz a brisa do litoral através dos tons do céu e da areia, iluminados pelo sol que adentra suavemente. Os elementos náuticos e as delicadas nuances de azul contracenam com o branco do mobiliário e a madeira in natura dos painéis, tornando o espaço uma experiência única, de liberdade.


Navegar é Preciso

A decoração náutica é protagonizada por faixas ou riscas em tons de azul, seja no revestimento do sofá, nos papéis de parede, nas almofadas, nas colchas ou tapetes. Não esqueça de reservar um recanto para detalhes que remetam à navegação ou ao mar, como conchas, miniaturas de barcos, etc. Neste projeto de Roberto Pamplona Jr., as listras surgem em cores e espessuras diferentes, associadas à madeira e às fibras naturais. As cortinas em palha permitem a passagem da luz, garantindo mais naturalidade ao ambiente.


Como dizia Mademoiselle Chanel: “Moda sai de moda, estilo jamais”. A célebre frase ficou imortalizada no mundo fashion, assim como seu estilo e suas criações, que eram símbolo da liberdade feminina. Em uma de suas férias de verão dos anos 20, Coco Chanel circulou, despretensiosamente, nas praias de Saint-Tropez e de Ibiza, vestindo uma camisa listrada de azul e uma calça branca, inspiradas no fardamento dos marinheiros. Surgia assim, o estilo Navy no mundo da moda, que se mantém pulsante até os dias de hoje, influenciando outras vertentes do design artístico permanentemente, como é o caso da arquitetura. A tradicional mistura de cores se tornou um clássico, e fluiu naturalmente da moda para a decoração, trazendo toda a sua vicissitude para os dias paradisíacos de verão. Navegar nessa onda significa se render à beleza e ao encantamento de uma atmosfera peculiarmente agradável marcada por bases claras, como branco, azul e acqua, pelo aconchego da madeira, clara ou escura, pelos móveis lacados de branco e por tecidos leves que permitam a entrada da luz. A decoração náutica ancora nos ambientes, trazendo descontração e leveza através de elementos marcantes, como a tradicional mistura das listras em azul e os objetos que remetem à navegação. Por isso, miniaturas de barcos, nós de corda, lemes, remos, boias salva-vidas, âncoras, estrelas do mar, peixes, conchas, caracóis, búzios, ou representações dos mesmos em forma de telas, serão muito bem-vindos para tornar o refúgio de férias um lugar ideal para se renovar as energias e usufruir do melhor que o frescor da brisa litorânea tem a oferecer.


Ares de Litoral

As variações de azul são sempre muito relaxantes. Por isso, são apropriadas para zona de leitura ou de relax e até para “vestir” o quarto, utilizando-se de suas diversas nuances. O acqua é uma delas, e surge como uma opção revigorante para imprimir modernidade ao décor praiano, como nesse projeto assinado por Racine Mourão. Aqui, o uso de prateleiras, a parede em lâminas irregulares de madeira em acabamento provençal, o banco de aspecto desgastado e os tecidos em linho natural reafirmam o espírito despojado do espaço, que é um convite a experimentar prazeres simples, como sentir a brisa envolvente do litoral.


Férias à vista

O estilo navy invade a decoração, reforçando o clima de veraneio com suas cores e símbolos arejados. Os elementos naúticos criam recantos particulares e charmosos, onde a grande onda é navegar nos prazeres simples, dando novos rumos e significados a cada ambiente.

Influência navy no espaço projetado pela arquiteta Marília Bezerra
A concha e outros elementos marítimos ganham efeito decorativo na coleção da Zara Home
Louça de porcelana com desenhos inspirados no oceano, do designer italiano Emilio Bergamim para a Taitù

A onda navy também chega ao décor! Na casa de praia ou na cidade, o estilo náutico garante vista para o mar e um banho de frescor o ano inteiro.

0
Total Page Visits: 1209 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *