Vintage

Enquanto o vintage é criado a partir de peças antigas originais e que não foram alteradas, o retrô ganha vida em objetos novos, com as tecnologias de hoje e com uma estética inspirada nos anos 50, 60 e 70, principalmente. Com tonalidades fortes ou pastéis, pés palito, formas arredondadas ou angulosas, é difícil resistir ao charme desse estilo, que celebra o melhor de cada tempo.

Cadeira Lola, da Creazione

Há tempos o mundo do design vem sendo tomado por uma certa nostalgia. O boom do estilo retrô reflete esse momento, inspirado em um tempo onde tudo tinha mais cor, formas mais expressivas, mais ingenuidade. Brincava-se mais nas décadas de 1950 a 1970, tentava-se adivinhar o futuro e havia muito o que descobrir. Este encanto vem sendo revivido em peças com cheirinho de novas, que incorporam o melhor do passado junto com as vantagens contemporâneas, como materiais de alta resistência, recursos tecnológicos e outras. O impacto visual é elevado e o efeito é muito cool – e basta uma peça icônica para personalizar o espaço sem esforço. Para entrar no clima da onda retrô, vale apostar em características marcantes, como o mobiliário baixo, as linhas simples, pés palito e estampas geométricas. Mas decorar nesse estilo também pode ser um desafio. Para não exagerar e entrar num túnel do tempo, o ideal é apostar em um item chave, como uma poltrona ou em detalhes decorativos, que exalem o perfume de uma década.


Adocicados

As candy colours e o branco se combinam neste ambiente soft da Euromobil, acentuando a inspiração futurista e lúdica presente nas formas orgânicas. Já a poltrona, da Baxter, possui linhas suaves, recebe pés palito e vem trabalhada em um delicioso tom de uva, valorizado pelo detalhe em branco. No espaço elaborado por Carlos Otávio, o rosa com o branco é uma dupla ultrafeminina, principalmente nas estampas de listras e com motivos provençais. O móvel espelhado com várias gavetas é ícone.


As curvas suaves e os tons sólidos tornam o estilo retrô inconfundível, com um toque lúdico


Cores em Destaque

À direita, uma boa pincelada de cor nas paredes é o primeiro passo para criar um ambiente exclusivo. Neste cenário da Vintage Revivals, a inspiração retrô ganha força com o lustre art décor, poltronas em couro e tapete de padronagem navy. Ao centro, o miniaparador retrô Stile fica ainda mais moderninho com o tom de amarelo que recebeu. A combinação com o azul foi perfeita, na parede trabalhada com as clássicas boiseries, no espaço da Creazioni. O cabide de chão da Moda Dettaglio, volta com tudo nos ambientes retrô, como elemento de estilo.


O retrô possui diversas variações, voltadas às formas simples, ao calor da madeira e ao universo multicolorido


Bem Eclético

O retrô pode ganhar diferentes leituras dependendo do olhar de cada cliente ou profissional. Cores e formas geométricas reforçam o lado cool do estilo. O importante é tornar o ambiente confortável e convidativo. Ao topo, a madeira natural do piso e do mobiliário de formas simples se aliam as cores vibrantes e a elementos vintage originais para criar esse ambiente cheio de personalidade. No espaço da dinamarquesa Fabula Living, ele adquire a sofisticação das linhas slim, bastante simplificadas, além de um mobiliário produzido em madeira não trabalhada – característica forte do estilo retrô. Outra ideia que tem tudo a ver é a mistura de estéticas diferentes no mobiliário através de releituras de peças ícones, a exemplo da banheira e da cadeira medalhão em poliuretano, que interage com o desenho original da pia. O piso em madeira, da Eliane, acentua o clima de revival. Abaixo, a poltrona Croix, com design de Cláudia Melo para a Mambo, ganha leveza com os pés palito e traz os ângulos agudos típicos do design dos anos 1950.


Versátil, o estilo retrô permite combinações ecléticas e ambientes personalizados


Mistura Fina

Formas geométricas e listras são apostas certas para criar ambientes com pinceladas retrô. Ao topo, o tapete listrado em preto e branco é a peça central deste ambiente da dinamarquesa Fabula Living, que ganha energia com toques vibrantes do vermelho. Logo abaixo, as formas geométricas do tapete e do mobiliário em madeira natural criam um cenário originalmente vintage. Abaixo, novamente, a dinamarquesa Fabula Living, apresenta um espaço onde o destaque é o tapete com listras coloridas e o sofá em capitonê com os pés palito. Criado mudo em madeira da designer Cláudia Melo para a Mambo.


Garimpo Cool

Com carinha de saídas do antiquário ou do brechó, essas peças têm cheirinho de novas e são verdadeiros achados, trazendo uma visão romântica e divertida do passado. Confira essa seleção de itens com perfume retrô.

Escrivaninha Retro Desk em madeira natural e pés palito, da Danish Living
0
Total Page Visits: 818 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *