Modernidade Contemporânea

A beleza e a sofisticação do estilo moderno estão expressas na forma inteligente de organizar o espaço, na escolha dos materiais de apelo tecnológico e na seleção de móveis de bom design. As cores neutras e as formas puras acentuam a vocação minimalista do estilo, que prima por uma elegância simples.

O estilo moderno tem suas raízes no movimento modernista do início do século XX, que gerou uma nova fase estética marcada pelo racionalismo e funcionalismo, além de características como formas geométricas definidas e falta de ornamentação. Apesar de ter algumas semelhanças com o estilo contemporâneo, a decoração moderna apresenta claras diferenças. De fato, ambos privilegiam espaços livres de desordem, linhas simples e toques minimalistas. Porém, o moderno traz em sua essência a liberdade de inovar um pouco mais na escolha de materiais, geralmente tecnologicamente avançados, como aço, fibra de vidro, poliuretano, laca, wengé, faia, entre outros. Além de materiais muito específicos, a mobília do ambiente é caracterizada pelas formas simples, podendo ter toques de futurismo, em que a impressão artística ganha papel de destaque. Os adeptos do estilo moderno, costumam investir em poucos e originais elementos especiais, em vez de gastar em vários itens de qualidade inferior. A fim de que o espaço passe a sensação não só de modernidade, como também de aconchego, as paredes são trabalhadas com cores claras, combinadas com tetos brancos. Da mesma forma, pode-se apostar em cores neutras para os móveis, deixando as tonalidades mais fortes e vibrantes para os detalhes com o intuito de provocar contrastes interessantes na decoração. Toda essa junção de elementos deve ser coordenada de forma a não extrair a harmonia e a organização própria do estilo, o qual se adequa muito bem àqueles que procuram aliar elegância à discrição.


Móveis bem Dosados

As cores neutras são protagonistas no estilo moderno, assim como um layout fluido e uma seleção de móveis de linhas enxutas. Acima, Almir Campos investe numa mobília essencial, formas puras e peças pontuais em preto e dourado. Ao lado, o preto é convocado a fazer um elegante contraponto aos tons neutros e claros, adotados na sala de jantar elaborada por Inês Sobreira e Ricado Braga. Abaixo, no estar de Lucila Mendonça, habitam apenas alguns móveis, donos de linhas retas e pouca altura para favorecer a fruição do espaço. A padronagem das poltronas quebra a monotonia das cores.


Cores Elegantes


A distribuição inteligente dos móveis cria núcleos de aconchego.


A decoração de estilo moderno é atemporal, tudo decorado com bom gosto. A cartela de cor sóbria pode ganhar pinturas de grandes blocos de diferentes cores nas paredes. Acima, a elegância do cinza entra em cena na base, no sofá e no tapete, deixando o destaque para a madeira, da Arketipo. Ao lado, a sofisticada cartela de cor eleita por Inês Calvalcante e Mônica Albuquerque, assim como as linhas retas e curvas, do mobiliário, ressaltam a versatilidade do estilo. Abaixo, a sala de jantar de Bruna Pontes e Marissa Prudente é monocromática e simplesmente requintada.


Apelo Sensorial


Os tons neutros podem provocar uma perfeita simbiose entre aconchego e beleza.


O modernismo ficou marcado pelas novas técnicas de criação e o aprimoramento dos materiais. A estética apurada explora referências criativas, imprimindo personalidade ao espaço. Acima, a ambientação de Juliana Atem é ancorada no conforto visual das cores sóbrias e neutras, móveis criteriosamente escolhidos e materiais cálidos, como o couro da poltrona de Sergio Rodrigues e o linho das cortinas. Abaixo, o quarto assinado por Neide Barbosa é um convite ao deleite. Os tons de bege e a madeira acentuam o conforto provocado pelas texturas. Ao lado, a sala de jantar elaborada por Rafaela Brasil e Patrícia Araújo é a prova de que o estilo moderno, apesar flertar com o minimalismo, pode ser, ao mesmo tempo, extremamente acolhedor e sofisticado.


O que é moderno?

Para uma decoração de estilo moderno, é fundamental prestar atenção na escolha dos materiais e nos móveis que irão compor o ambiente. Por isso, apresentamos uma seleção de peças bem atuais, que passeiam entre o design minimalista, as tendências futuristas, e o contraste de cores neutras e vibrantes. Inspire-se!


Formas puras, retas e curvas, convivem em harmonia no ESTILO MODERNO.


A essência moderna impera no ambiente de Bruna Pontes e Marissa Prudente
0
Total Page Visits: 806 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *