Desde a Idade Média, os birôs são grandes aliados do décor. Hoje, com traços modernos e desenho criativo, eles dão originalidade aos recantos de trabalho, tornando-se uma ótima opção para manter as tarefas sempre em dia.
Os birôs são velhos companheiros da ambientação, desde um passado bem remoto. Antigamente, eles tinham a função de servirem de apoio para a leitura e a escrita nos mosteiros medievais. De estrutura grande e maciça, já que auxiliavam no estudo de pesados manuscritos, essas peças foram apresentar linhas mais suaves durante os séculos XIV e XV, além de mais gavetas e espaços para os materiais. No século XVIII, um tipo especial de birô, denominado bonheur du jour, tornou-se bastante popular entre as damas da alta nobreza na França. Destinada aos quartos de dormir e salas particulares, a peça era leve e graciosa. Após um leve declínio nos anos 1920 e 1930, em que sua estrutura não encontrava espaço nas linhas angulares e ousadas do Art Déco, os birôs voltaram com tudo a partir dos anos 1950, despertando a fascinação de designers e arquitetos de todo o mundo. Hoje, as peças se apresentam nas mais variadas e criativas releituras, com uso original de materiais diversificados através de cores e linhas que transmitem a sofisticação do moderno aliado ao charme retrô, sem perder de vista a funcionalidade.
Nova Roupagem
Formas slim e design funcional tornam os birôs grandes aliados do décor contemporâneo. Versáteis, eles atendem aos mais diversos gostos, podendo se adaptar a vários recantos da casa, como quarto, estar íntimo e até a varanda. Com linhas retas ou sinuosas, as mesas de trabalho ganham desenhos originais e toque vibrante das cores para deixar o ambiente ainda mais personalizado. Algumas peças podem assumir, ainda, a função de uma pequena biblioteca, através de pequenas prateleiras e gavetas compactas. Invista!