Tons de Cinza

INÊS CAVALCANTE E MÔNICA ALBUQUERQUE renovam este apartamento de 350 m² a partir de um olhar contemporâneo sobre o estilo cozy, em que tiram partido de madeirados, revestimentos especiais e tons de cinza para criar uma essência acolhedora e elegante.

Os proprietários desta morada – um casal com duas filhas adolescentes e apurado senso estético – convocaram Inês Cavalcante e Mônica Albuquerque para intervir em seu amplo apartamento, com uma bela vista para o mar, a fim de deixar os espaços mais aconchegantes e convidativos, onde pudessem se sentir totalmente acolhidos depois de uma rotina diária intensa. Com a ressalva de manter alguns móveis de estima, as arquitetas buscaram imprimir um olhar contemporâneo à proposta por meio de um décor que promove uma sensação de conforto imediata, mas que também atende aos ideais de elegância e atemporalidade. ”Mantivemos o equilíbrio nos tons, com destaque para nuances de cinza, e as linhas retas do mobiliário, criando, assim, uma atmosfera leve e sofisticada”, explica Inês. As boas surpresas começam logo na entrada, com a eliminação do hall para abrir acesso direto pela ala social, onde o layout aberto permite que o olhar percorra livremente entre living, home cinema e sala de jantar. Ali, a dupla lançou mão de escolhas que se repetem em diversos momentos para criar uma unidade estética, como texturas e revestimentos especiais, que surgem ora para aquecer e proporcionar aconchego, ora para trazer dinamismo com seus múltiplos efeitos visuais. A forte presença dos madeirados, em uma tonalidade mais escura, e a sobreposição de cortinas também se destacam, culminando na criação de uma atmosfera chic e cozy. Sensações que são levadas até a varanda, um dos ambientes mais agradáveis do apartamento, com pufes e almofadas num colorido em perfeita sintonia com o azul do mar. A ala íntima também foi pensada, em cada detalhe, para acolher com praticidade e conforto, tendo o piso inteiramente substituído por um madeirado claro e as camas abraçadas por cabeceiras acolchoadas, intensificando ainda mais o conceito envolvente que permeia todos os ambientes do projeto.

Na área social, a sensação de aconchego é garantida pelo madeirado escuro, que veste portas e painéis (Mill Móveis). No jantar, os móveis soltos (Ouvidor Interiores) ganham a companhia do lustre Crown Major, da grife italiana Nemo (Candela), que finaliza com elegância. Os materiais nobres imprimem sofisticação ao lavabo. Logo na entrada, quem chega é surpreendido por uma parede volumétrica, que recebeu uma iluminação embutida com rasgos de luz. No estar íntimo, a atmosfera cozy prevalece, tornando-se mais um recanto onde a família adora se reunir.
O preto pontua a cozinha com elegância, enquanto os móveis planejados (Florense) garantem o máximo aproveitamento do espaço. O destaque fica por conta do porcelanato 3D (Casa 7) que veste a parede ao fundo e atrai o olhar. Na suíte do casal, todos os elementos apelam para o aconchego e para o bem-estar, a exemplo da paginação do piso em madeirado e das texturas acolchoadas (Ouvidor Tecidos). Tudo guiado por um projeto luminotécnico (Candela) bem pensado, que reforça o intimismo da proposta.

O piso madeirado e as texturas táteis promovem o aconchego enquanto toques sutis de cor trazem personalidade à ala íntima.


Os tons de cinza foram mantidos na ala íntima, onde a personalidade de cada morador se expressa nos detalhes. Acima, a base neutra ganha a energia do amarelo, com destaque para a poltrona (Lado Sul Móveis). Os nichos em vidro abrigam os objetos pessoais da adolescente e trazem leveza ao quarto. No quarto da outra filha, o cinza assume uma nuance mais saturada e a companhia do bordô e do coral. A cabeceira alcochoada, trabalhada na vertical, traz aconchego junto com as texturas macias e acetinadas da roupa de cama (Ouvidor Tecidos). Já as janelas foram vestidas com uma cortina em tecido leve, que permite filtrar a entrada de luz natural. Quadros e objetos decorativos (Spazio) arrematam o décor, reforçando o clima jovial.

0
Total Page Visits: 1040 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *