Conforto Extra

POR DANIELLE VALENTE

Depois de analisar as referências, a história e a personalidade dos clientes, a arquiteta Danielle Valente elegeu os elementos essenciais para compor um projeto elegante, neutro e que tem o conforto como a principal premissa.

À primeira vista, um projeto que reunisse madeiras em tonalidades austeras e móveis robustos poderia pesar no visual. Mas foi exatamente o contrário que o projeto da Danielle Valente Lopes entregou, de forma surpreendente e contemporânea. “O casal aprecia essas referências, e elas não poderiam ficar de fora do projeto. Afinal, elas fazem parte da história, da personalidade e do estilo de viver deles. Para valorizar e dar a importância merecida a esses elementos, a ideia foi inserir essas peças mais marcantes em outro contexto, de ambientes claros e sem excessos. Assim chegamos a um contraste que deixou o apartamento muito equilibrado”, resume a arquiteta. Na prática, o piso ganhou a textura de um mármore clarinho, enquanto peças maiores – como estofados, mesas e outros móveis – vieram nos tons de branco ou cinza. Nas paredes, revestimentos amadeirados foram aplicados apenas em alguns pontos, para aquecer e destacar. Bom exemplo vem na sala de jantar, onde a paginação da parede serviu de fundo para ressaltar os móveis nos tons de cinza e branco. Outro ponto importante do projeto está na criação de espaços confortáveis para estar, conviver e receber aos finais de semana, de forma descomplicada e versátil. A varanda que circunda o apartamento foi em parte incorporada ao living para ampliá-lo, mas sua área mais generosa foi mantida e se tornou um lugar agradável para apreciar a vista e curtir momentos ao ar livre. Um toldo retrátil permite controlar a entrada do sol e torna o ambiente ainda mais adaptável a várias ocasiões. Com espaços integrados, funcionais, excelentes circulações e muito aconchego – sempre! -, Danielle chegou a um resultado que apresenta o melhor de cada referência e expressa o que tem mais valor para os moradores.

ELEMENTOS PONTUAIS

A madeira reveste painéis e pontos estratégicos para criar áreas de contraste, que aquecem e criam contrastes visuais na ambientação em tons neutros. No quarto do casal, o material vem em uma proposta ainda mais marcante e pessoal, com entalhes feitos à mão que elevam a cama e o espelho ao status de verdadeiras peças de arte.

NOVO CONTEXTO

Tapeçarias, obras de arte e itens mais robustos em madeira passaram a compor ambientes mais leves, inseridos em espaços onde predominam cores claras e elementos de linhas retas, contemporâneas. Tempos e referências convivem em equilíbrio e harmonia em um décor pessoal.

Fotos: César Marti

0
Total Page Visits: 1646 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *