Cheio de Bossa

POR SÂMIA MOURA E SABINE SOBRAL

A reforma completa assinada pelas arquitetas Sâmia Moura e Sabine Sobral deu nova vida ao antigo apê à beira-mar, que ganhou uma atmosfera de leveza e alma carioca, valorizando ao máximo a contemplação da maravilhosa vista da paisagem.

Uma atmosfera de muita leveza, cheia de bossa e com “sotaque” carioca. Esse foi o pedido que as arquitetas Sâmia Moura e Sabine Sobral receberam do casal de clientes – o marido nasceu no Rio de Janeiro – para a reforma completa do antigo apê à beira mar, com mais de 300 m². Além das mudanças na planta original, o projeto alterou todos os revestimentos e as instalações do imóvel. O ponto de partida foi a escolha por tons neutros, materiais naturais e a valorização da vista para o mar. “Escolhemos um mármore para o piso que remete ao tom de areia da praia, madeira natural para aquecer, revestimento de pedra na parede, linhos em tons de branco e off white nos sofás e almofadas, além de plantas naturais”, revela Sâmia. A base neutra ganha o colorido das obras de arte, fotografias da paisagem do Rio de Janeiro e peças de tecelagem peruana. No novo layout, o grande destaque ficou para a sala, que passou a contar com cinco ambientes totalmente sem barreiras visuais. No estar, uma antiga jardineira sem uso se transformou num futon que compôs harmoniosamente com o conjunto de sofás. No home theater, a TV foi estrategicamente posicionada para ser vista de todos os recantos de convivência. Criada na reforma, já que o cliente adora cozinhar, a varanda ganhou uma espaçosa bancada, cooktop, armários e uma mesa redonda para pequenas reuniões. Para arrematar, há ainda um espaço para leitura e contemplação. “Criamos também um deck de madeira onde colocamos vasos com plantas, uma paixão da cliente”, detalha Sabine. Como ela não queria cortinas interferindo na paisagem, os painéis foram a opção para trazer privacidade sem perder a luminosidade natural e a bela vista do litoral, sobretudo do pôr do sol. Outro recurso interessante, no jantar, é a parede de espelhos que multiplica a visão do mar em todos os pontos da sala. Um cenário simplesmente inspirador para toda família.

CLIMA PRAIANO A base neutra é a essência do projeto. Mármore que remete ao tom de areia da praia no piso, madeira in natura para aquecer, revestimentos em pedra nas paredes e tecidos naturais criam um clima “carioca” de veraneio, valorizado mais ainda pela espetacular vista do mar.

CONEXÃO TOTAL. As modificações no layout promovem a ampliação e a integração dos espaços. Destaque para a sala que passou a contemplar cinco ambientes de convivência totalmente abertos, incluindo a criação de uma varanda gourmet e um espaço de contemplação.


CADA DETALHE DO PROJETO FOI PENSADO PARA PROMOVER ACONCHEGO E DESCONTRAÇÃO


A atmosfera de leveza vem da paleta neutra, com pontos de cor, e do uso de materiais naturais.

COLORIDO NA MEDIDA. As cores vêm em obras de arte, como fotografias da paisagem do Rio de Janeiro, adornos, livros e peças pontuais do mobiliário. O azul do mar também é usado em detalhes da marcenaria, que se reversa com o branco e com lâminas em madeira natural. O verde das plantas arremata o clima de frescor da composição.

FORNECEDORES

INTERIORES POR SÂMIA MOURA E SABINE SOBRAL

Marcenaria, Mill Móveis
Bancadas de pedra.
Ailec Mármores e Granitos.
Persianas, Agatek.

@samiamouraarquitetura @sabrinesobral

Fotos: Felipe Petrovsky


0
Total Page Visits: 711 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *