Loft Descolado

POR TETU ARQUITETURA

Um apê de tamanho reduzido com incríveis soluções para aproveitar espaços com funcionalidade e estética, num décor informal, mas super atraente pelas cores vivas e pelos objetos descolados.

Em um imóvel de tamanho reduzido, a criatividade é essencial para tornar a morada um lugar confortável e prazeroso de viver. Mas o que impressiona neste apartamento duplex de apenas 54m², projeto da Tetu Arquitetura assinado por Valter Costa Lima e Amanda Câmara, são as soluções inteligentes para que tudo seja, além de funcional, esteticamente atraente e descolado, bem ao estilo do morador solteiro. Ali, nada é o que se vê no primeiro momento, e todos os elementos parecem adquirir múltiplas funções, não faltando surpresas a serem descobertas por olhares atentos e curiosos. Conhecedores da necessidade do cliente em otimizar os espaços para receber com conforto e praticidade, os arquitetos lançaram mão de algumas alterações na planta e nos revestimentos, com uma reforma que trocou todo o piso por porcelanato e substituiu a antiga área de serviço por um charmoso lavabo – a pedido do cliente. Todas as demais estratégias para manter o layout fluido foram resolvidas por ideias inusitadas e uso de móveis projetados pelo próprio escritório. A começar pela entrada, quando o visitante é surpreendido por um painel espelhado que, na verdade, trata-se de um armário para abrigar taças e louças. No estar, os pufes são baús para guardar objetos, com futons sobrepostos ao tampo, servindo como assentos. Seguindo para o mezanino, a escada chama atenção por também ir além de sua função e ganhar continuidade até o móvel da TV, fazendo surgir uma bancada que, além de dar suporte aos equipamentos, funciona como banco em dias de casa cheia. No pavimento superior, o antigo guarda-corpo em ferro foi substituído por vidro e aço, trazendo mais leveza e conexão visual entre os pisos. Este espaço foi reservado para abrigar a suíte do morador, pautada por um desenho limpo, mas com pontos de atenção que referenciam a personalidade do proprietário com estilo e ousadia. O toque final vem com o pendente Dear Ingo, da Moooi, valorizando o pé-direito duplo e finalizando com irreverência essa composição exclusiva.


A composição de diferentes revestimentos integra visualmente os ambientes e valoriza ainda mais os recantos do apartamento.


A iluminação é um dos destaques do projeto, trazendo os mais diversos efeitos à ambientação. Na escada, o painel com rasgo de luz com fita de led demarca o corrimão, além da iluminação embutida nos próprios degraus, valorizando seu formato. A escada ainda surpreende ao ganhar continuidade no piso inferior e unir os dois painéis madeirados, que descem do teto tanto na parte da escada quanto na área da televisão. Os modulados são da Marcato.

A estética pop e contemporânea do projeto é acrescida do visual urbano, que se integra ao interior pelos panos de vidro.


O lavabo, que substituiu a antiga área de serviço, foi trabalhado numa estética elegante e clean, com uso de Travertino Romano Bruto na bancada (LPM by Santelmo). Os painéis espelhados dão sensação de amplitude ao ambiente de espaço reduzido e camuflam o armário para louças. Na área social, as cores entram em cena de forma pontual, no tapete e nas almofadas (ambos Bete Cunha), acrescidas do charme e personalidade dos elementos decorativos. No estar, o destaque é o banco Campo (em formato hexagonal) do Estúdio Ovo (Desconexo Design), que faz uma composição geométrica e descolada com a mesa de centro.

No mezanino dedicado à suíte do morador, tons neutros e cálidos garantem o aconchego. Para controlar a entrada de luz, rasgos no forro com luz embutida recebem as cortinas, que também preservam a privacidade. O armário recebe porta espelhada, mais uma vez ampliando o ambiente. O toque especial vem com a tela de Rian Fontenele, na parede ao final da escada, que demarca a entrada para a ala íntima.
0
Total Page Visits: 1098 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *