Jogo Visual

POR KARINE MAIA

Painéis amadeirados e superfícies reluzentes em materiais sofisticados contrastam e revelam o potencial de cada material. Tudo para criar a atmosfera elegante sonhada pelo jovem casal para seu primeiro lar, que teve a assinatura da arquiteta Karine Maia.

A arquiteta Karine Maia adotou uma linguagem visual que explora os contrastes entre materiais frios e cálidos para valorizar todos os ambientes da casa, agradando em cheio ao jovem casal com muitos sonhos e planos. “Assim que eles me procuraram, percebi que gostavam de sofisticação e elegância, aliadas à funcionalidade. Esse foi meu ponto de partida, neste projeto superequilibrado e harmônico”, revela. A casa de 230 m² contempla três suítes e um quarto de hóspedes, lavabo, ampla sala de estar com home theater, sala de jantar, cozinha, área de serviço, solarium e uma gostosa varanda gourmet para receber amigos e família. O destaque é a sala alongada com pédireto duplo no jantar, um diferencial sonhado pelo cliente. A base de todos os espaços são os tons claros, incluindo os pisos em porcelanato com a aparência e o requinte do mármore, em praticamente todos os ambientes. A escada trabalhada em nanoglass também contribui para a imponência da sala, assim como a bancada de apoio em ônix, que faz a junção com a cristaleira em vidro reflecta. Aliás, estas superfícies reflexivas encontram um contraponto bem-vindo na parede de tijolinhos e nos amadeirados em portas, painéis e detalhes da marcenaria. Neste jogo visual entre os materiais frios e quentes, um valoriza o outro. Assim, o estar assume uma atmosfera minimalista cálida, com poucas e boas peças de mobiliário. Outro elemento importante é a iluminação, que favorece tanto a arquitetura quanto o bem-estar. “O conforto inspirou todas as escolhas do projeto, assim como a intenção de criar um primeiro lar inesquecível para o casal”, define Karine Maia.

LUZ EM DESTAQUE. Os cenas de iluminação são protagonistas. Pensada desta forma, a luz atua no desenho dos espaços com perfis de LED e definem a atmosfera minimalista da sala. “Tive o cuidado de escolher cada peça técnica e decorativa para realçar os efeitos, tanto nos móveis como no teto”.

O PISO ROUBA A CENA. O jovem casal adora a elegância do mármore e esse bom gosto inspirou a escolha do porcelanato marmo d’oro na paginação de todos os espaços. “O material alia praticidade, custobenefício e o apelo visual irresistível deste material”.

OS CONTRASTES REVELAM O MELHOR DE CADA MATERIAL, COMO O ÔNIX E A MADEIRA.

PARA AQUECER. A arquiteta apostou em alguns recursos para deixar os ambientes mais acolhedores, especialmente os espaços para os momentos de refeições. “Na sala de jantar, trazemos tanto o painel amadeirado como o tijolinho. O visual clean segue na cozinha em branco com detalhes em madeira, na qual os tijolinhos metalizados e o vidro reflecta acentuam a elegância.

ESPAÇOS OTIMIZADOS. A sala alongada abriga, em um único corredor, o estar com home theater de um lado e a sala de jantar do outro – esta, delimitada com painéis em madeira e a parede de tijolos. O piso garante continuidade visual entre os ambientes e os poucos materiais colaboram para o resultado harmônico. Entre a sala de estar e a de jantar, a transição foi otimizada criando-se uma saleta de convivência. Nela, o aparador em ônix exibe objetos e setoriza as banquetas que podem servir como assento ou apoio em variadas ocasiões. Acima dele, a cristaleira em vidro reflecta organiza as taças para os dias de festa e ocasiões especiais.

CONFORTO VISUAL. “Trabalhamos os quartos nos mesmos tons e materias, em laca, espelhos bronze e metalons dourados, tendo o cuidado de manter o aconchego e a atmosfera suave. Na suíte do casal, uma pequena área foi bem aproveitada como home office, ganhando um armário e uma mesa leve em vidro e metal gold, que conversa com a elegância do banheiro em branco e dourado.

POR KARINE MAIA
@karinemaia_arquitetura
FORNECEDORES
Revestimentos internos e fachada,
@lacitta_revestimentos. Móveis
planejados, @criarefortaleza. Móveis
soltos e adornos, @bohocasaoficial.
Luminárias, @duluzilumina. Bancadas e
escada, @ailecmarmores.
Execução da obra, @conneengenharia.
Mesa posta, @leilianevasconceloss
Fotos: Léo Soares

0
Total Page Visits: 1011 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *