Com Bossa Carioca

POR SÂMIA MOURA

Da ABRISA UNIVERSO CRIATIVO, buscou traduzir a personalidade da proprietária do apê em Fortaleza, mas com alma carioca. Tudo foi pensado para resultar numa atmosfera leve, feminina e contemporânea, que traz ares de praia para a cena urbana.

Toda a ala social recebeu uma nova paginação, com o piso madeirado da Indusparquet trazendo aconchego aos espaços. No living, o sofá e as almofadas (Ouvidor Tecidos) trazem um colorido intenso, em sintonia com as pinceladas das obras de arte, com destaque para a tela da Frida, pintada por Vando Figueiredo, especialmente para a proprietária. Foi criado um recanto para destacar o piano do acervo da moradora, demarcado pelo tapete Kilim (Adroaldo Taptes do Mundo). O luminotécnico (Paroma), com trilhos aparentes e uma bela composição de pendentes, enfatiza o décor do jantar, com móveis contemporâneos da Galpão D.
Na cozinha, a pintura efeito lousa recebeu uma arte exclusiva, assinada por Laura Holanda (Tudo All Type). As paredes, aliás, receberam destaque no projeto, com pinturas e revestimentos especiais. O lavabo ganhou charme e frescor com a cerâmica geométrica e com a composição de vasos de plantas (Spazio).

Jovem, moderna, cosmopolita, independente, decidida e prática. A lista de adjetivos que definem a personalidade da proprietária guiou este projeto de Sâmia Moura, arquiteta da Abrisa Universo Criativo, pensado para atender ao desejo da cliente – com dois filhos – por um apartamento de vibe carioca, com ares litorâneos, frescor e um leve toque feminino na ambientação. Como ela também solicitou uma sala confortável para receber os amigos e atender ao seu dia-a-dia agitado, Sâmia sugeriu um layout inteiramente novo, que começou com a retirada do antigo forro e da sanca de gesso para aumentar o pé-direito em toda a área trabalhada e incluiu, ainda, a eliminação do gabinete existente na planta original para ampliar o estar. Em alguns pontos da sala, as tubulações elétricas, assim como a viga metálica, foram deixadas à mostra, revelando uma referência sutil ao estilo industrial. O piso também foi substituído, a exemplo do madeirado da área de convivência, que, em contato com a base clara e neutra – com ênfase para o branco – traz o clima charmoso e arejado dos apês de Copacabana. O lugar ganha ainda mais vida com o sofá fúcsia, os tapetes e as telas assinadas por nomes como Adelmir Martins e Vando Figueiredo acrescentando pinceladas de cor e personalidade à proposta. Todos os móveis do apartamento foram adquiridos, mas como a cliente tinha urgência em se mudar, a escolha recaiu sobre um mobiliário solto, oscilando entre o vintage e o contemporâneo, e poucos feitos sob medida, o que dá maior flexibildade ao layout. Em frente à sala de jantar, foi reservado um cantinho especial para o piano da proprietária, que, além de personalizar o décor, serve de apoio para adornos e obras de arte, como a icônica escultura O Beijo, de Gustav Klimt. Essa linguagem descontraída e, ao mesmo tempo, marcante, se repete na ala íntima, onde a personalidade dos moradores dita a estética exclusiva de cada recanto, num mix de jovialidade e conforto.


Para o melhor aproveitamento dos espaços, os quartos ganharam móveis sob medida, que aliam o aspecto natural da madeira a cores que remetem a personalidade de cada morador, expressas também nos artigos decorativos (Spazio). As cortinas da Agatek vedam a entrada da luz natural, garantindo o clima de aconchego e intimismo aos ambientes.

0
Total Page Visits: 525 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *