Humor bem Traçado

POR VALBER BENEVIDES

Expoente da cultura do Ceará, Valber Benevides continua se reinventando e leva suas caricaturas à TV.

Pode-se dizer que o traço carregado de humor de Valber Benevides está gravado no inconsciente do cearense. Como não lembrar com saudade do famoso painel que ilustrava a entrada do histórico Cais Bar, na Praia de Iracema? Caetano, Gil, Betânia e outros ícones da música popular brasileira estavam lá – e os mais observadores conseguiam notar transformações no painel, já que, vez por outra, Valber mudava os personagens de lugar e até criava outros. Para quem estava sentindo falta de suas criações, a boa notícia é que atualmente ele faz parte do “Leruaite, O Programa do Falcão”, exibido na TVC todas as quartas-feiras, às 22h30. Enquanto os entrevistados contam suas histórias, Valber Benevides cria suas caricaturas, trazendo um pouco da linguagem multimídia que ele mesmo inaugurou em 1990, quando desenhava ao vivo na TV Jangadeiro. Outra arte recente é o painel da Seara da Ciência, ligada à Universidade Federal Do Ceará, em homenagem aos grandes cientistas da humanidade.


“O desafio de realizar caricaturas e charges é o de comunicar algo instantaneamente, seja uma crítica social, um acontecimento histórico ou mesmo uma boa piada”, comenta Valber Benevides.


Este chargista, desenhista, pintor e escultor é um dos artistas plásticos mais premiados do Ceará, com mais de 30 anos de carreira. Alguns momentos marcantes foram a exibição no Centro Cultural Banco do Nordeste e a premiação no Salão do Humor em Piracicaba, em 2011 – considerado o Oscar do humor brasileiro – vencendo com a caricatura escultural do escritor Ferreira Gullar. Benevides ainda assina o troféu oferecido aos vencedores do prêmio Nelsons da música cearense, criado pelo jornalista e radialista Nelson Augusto. Seu portfólio de trabalhos também inclui sua passagem como caricaturista no jornal O Povo, além de diversas ilustrações, com destaque para os livros infantis em parceria com o jornalista, compositor e escritor Flávio Paiva. Aliás, sua verve criativa vem desde cedo – na infância, em Itapipoca, costumava catar vaga-lumes e os utilizava como uma espécie de giz para desenhar pássaros luminescentes. Com uma atuação tão competente e plural, o artista foi ficando mais e mais popular por aqui.


A força do desenho autoral de Valber Benevides vem da combinação de inteligência aguçada com uma forma original de ver as pessoas.


Ultimamente, Valber Benevides tem feito incursões pelas diferentes mídias e realiza caricaturas tridimensionais (bonecos caricaturais feitos em argila), mostrando o potencial que as charges e caricaturas reservam, atualizando essas expressões artísticas centenárias com recursos visuais extremamente atrativos no nosso tempo.

0
Total Page Visits: 1101 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *