Sensibilidade e Técnica

POR TÚLIO PARACAMPOS

As criações de Túlio são elaboradas com base em pesquisas da forma e coloração que marcam presença nas representações concretistas, expostas através de uma linguagem minimalista e simbólica, que reflete o olhar contemporâneo, sensível e criativo do artista.

Aveia artística de Túlio Paracampos pode ser sentida em cada uma das criações desenvolvidas ao longo de sua trajetória cultural. Ligado as artes visuais desde 1997, Túlio foi lapidado pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, em 2003, onde se sagrou como artista plástico e designer. O artista possui um portfólio recheado de mostras individuais e coletivas, prêmios e críticas de sucesso, além de atuar como designer desde 2003, pelo escritório Faber Co.Criação, e cursar Arquitetura e Urbanismo. Os traços detalhistas, característicos de sua obra, estão presentes em pinturas, gravuras, esculturas e experimentos que refletem o olhar contemporâneo do hábil e criativo designer. Suas composições e representações volumétricas e a produção de módulos tridimensionais são frutos de estudos sobre a forma e a técnica, que partiram da investigação da proporção de equilíbrio visual e estético. Com o passar dos anos, a sede de conhecimento e a vontade de experimentar levou Paracampos a galgar novos horizontes e a investir em representações planas, com técnicas de aquarela e pintura. Assim, ainda que os estudos da forma continuassem a ser utilizados pelo artista, as novas técnicas levaram gradativamente suas criações a uma diluição da rigidez, por meio de camadas sucessivas e translúcidas, variação de dimensão, cor, intensidade e textura visual. Em sua arte, Paracampos reflete um olhar contemporâneo na busca de complementar um estilo com representações leves, porém firmes, no que se refere à proposta original guiada pela simplicidade. O apelo envolvente das criações orientadas pela intuição e pela geometria confere essa originalidade que Túlio consegue extrair de sua bagagem cultural e imprimir em sua obra. Um sensível e envolvente diálogo criado a partir da junção de materiais, texturas e tonalidades, estabelece diferentes combinações culminando na criação de imagens únicas forjadas a partir da sobreposição dos elementos. Todas essas características marcantes da obra do cearense vêm do domínio na manipulação da matéria em que as criações são desenvolvidas, adquirido através da constante busca por novas práticas de produção. Este processo confere ainda mais singularidade às peças do artista, que valoriza os detalhes como um fator crucial na apresentação de sua arte.

A exposição “Difuso”, em 2014, mostrou, além das obras, experimentos em papel que revelaram o processo de construção das criações, tal qual a
uma maquete, deixando a influência de sua
formação em design em seu trabalho.


Túlio Paracampos fundamenta sua obra na beleza ritmada a sua livre intuição, fazendo uso do esquema de proporcionalidade de um traçado regulador, que organiza a construção de linhas, planos e volumes.


0
Total Page Visits: 681 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *