Azul do Mar

POR RICARDO JUNQUEIRA

As várias faces e experiências do premiado Ricardo Junqueira lhe fornecem uma gama de talentos e possibilidades, refletida em imagens sempre bem desenhadas com luz e contraste. Cada trabalho revela, ao mesmo tempo, o controle absoluto das técnicas de fotografia e uma liberdade de experimentação que foi sendo adquirida ao longo de sua carreira, iniciada profissionalmente em 1984.

Junqueira é filho de Brasília, nasceu lá em 1965 e começou a fotografar aos 14 anos. Desde o começo, a expressão artística e a capacidade de criação se fortaleciam ao lado do rigor técnico. E, em 1988, resolveu trabalhar em São Paulo. Passou por diversos estúdios com fotógrafos de publicidade e seu diferencial sempre foi o modo com que conciliava as imagens comerciais com as técnicas pouco convencionais, criando fotografias que depois figuraram em publicações e exposições. Precisou de poucos anos para conquistar sua fatia no disputado mercado da fotografia profissional de São Paulo, publicando ensaios em revistas como Vogue, Elle, TRIP Veja e Revista Ambientes, além dos jornais Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense. Mas a busca pela qualidade de vida e a perspectiva de novos desafios o levaram a escolher Natal para morar, em 1996. Atualmente, vive na ponte aérea entre a capital potiguar e a Europa, onde já participou de grandes exposições, incluindo Brasil 500 Anos de Design, em Milão. Fora do Brasil, é representado pelas Galerias Colorida em Lisboa e pela Blanca Berlin em Madri. Por aqui, sua produção pode ser encontrada no espaço Mariana Furlani Arte Contemporânea em Fortaleza e no Imã Fotogaleira em São Paulo.

Cada lugar, cada trabalho e cada momento deixam uma marca em seu olhar ou a inspiração de um tema. Paisagens naturais, retratos conceituais de objetos, fotos de arquitetura e interiores, imagens botânicas, cenas do cotidiano e outros instantes são a matéria-prima de suas fotografias, que transitam perfeitamente em meio a obras de arte contemporânea.


Os tons do céu e do mar se fundem nesta série de fotografias que marcam a beleza desta dualidade sem perder de vista a sutileza das nuances de azuis. Uma poesia que traduz, através do olhar, toda a sensibilidade do artista e do fotógrafo.


No site www.ricardojunqueira.com.br é possível conferir estas e outras séries de fotografia com olhar apurado do fotógrafo. Em Fortaleza, sua obra pode ser adquirida através da Galeria Mariana Furlani.

0
Total Page Visits: 732 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *