Cadeira Medalhão

Com formas elegantes e femininas, a cadeira medalhão é um dos móveis mais consagrados do estilo Luis XV. Tanto que, séculos depois, inspirou o designer Philippe Starck a criar a best-seller Louis Ghost. Conheça a história desse ícone!


Herança Francesa

A monarquia francesa fez parte da história de diversas peças do mobiliário. Um dos nomes mais notórios foi Luís XV, que introduziu um estilo cuja soberania vai muito além dos antigos castelos. A cadeira medalhão faz parte de uma série de móveis desenvolvidos para o rei em meados de 1750. Além da influência do Rococó, as peças da época Luís XV exaltam a figura feminina, como um retrato social de seu reinado, em que, ao contrário do anterior, as mulheres adquirem grande importância social. Uma das figuras mais marcantes do período foi Madame Pompadour, amante do rei e grande incentivadora das artes. Tais referências deram origem, entre outros móveis, à icônica cadeira medalhão. Peça com encosto oval, entalhes manuais e curvas elegantes, que figuraram os mais elegantes palácios e se tornaram um clássico, admirado e recriado até hoje, em versões com ou sem braço. Ao longo dos séculos, suas linhas fluidas e graciosas inspiraram diversos designers, em criações que remetem à medalhão, mas trazem traços da contemporaneidade.

Nessa versão toda preta, o clássico encosto oval ganha a companhia da palhinha.
Ao se inspirar no estilo Luís XV, Philippe Starck criou uma das peças assinadas mais vendidas do mundo, a cadeira Louis Ghost, para Kartell.
Versão estilizada com linhas mais arredondadas e encosto orgânico, da Sicis.
O modelo clássico também ganha a leitura contemporânea da holandesa MOOOI.
O encosto em animal print dá um toque atual e exuberante às linhas clássicas da cadeira Medalhão, da Oscar.

Medalhão do Século XXI

Os pés palito, a madeira e a palhinha, reforçam o ar vintage da cadeira Prodotti.
Medalhão fiel ao design original. com estofado em veludo vermelho e acabamento dourado fosco.
Versão vintage e minimalista, em branco ou preto, da Prodotti.

As novas leituras da Cadeira Medalhão fazem referência ao estilo Luís XV, em curvas fiéis ou estilizadas. A marca Prodotti, por exemplo, aproveitou a inspiração vintage para criar uma linha de cadeiras com encosto medalhão, em palhinha, e pés-palito. Algumas adaptações mantém o layout original, atualizando o clássico por meio de outros elementos, como texturas metalizadas e padrões atuais. Entre as versões mais celebradas está a do parisiense Philippe Starck (página anterior), lançada pela Kartell em 2002. Batizada de Louis Ghost, a cadeira em policarbonato vendeu mais de 1,5 milhão de unidades, tornando-se o modelo assinado mais vendido do mundo. O fenômeno comprova a força do legado de Luís XV, cujo estilo atravessou séculos e se mantém ícone de elegância até hoje.


Texturas e materiais atualizam o clássico, seja com ou sem braço.


A best-seller Louis Ghost, de Philippe Starck para a Kartell, em versão preta e sem braço.
O design francês também inspirou a itliana Prodotti.
0
Total Page Visits: 1543 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *