Menos é Mais

POR RENÉ PARENTE

Uma frase que resume bem a visão dos clientes, que moram em Nova Iorque, mas mantêm este refúgio de veraneio na praia do Porto das Dunas e reconhecem o valor do essencial. O arquiteto René Parente traduziu o estilo de maneira leve e direta.

A CURADORIA DE OBRAS DE ARTE E OBJETOS DE DESIGN É DESTAQUE NA AMBIENTAÇÃO.

Estar entre dois países requer escolhas. E uma das principais está na seleção de objetos e valores que vão estar sempre por perto, independente do lugar. É o que reflete este apartamento, localizado na praia do Porto das Dunas, que se tornou o refúgio dos clientes que vivem em Nova Iorque, em suas temporadas no Brasil. “Tecnologia, conforto e arte foram as premissas simples e diretas transmitidas por eles, com quem tivemos uma sintonia incrível já na reunião de briefing”, revela o arquiteto René Parente, que encarou o desafio de desenvolver o projeto à distância. Não por acaso, a reforma no imóvel de 115 m² previu todas as adaptações para a automação de luz e áudio. Os interruptores wifi possibilitam o acionamento de qualquer lugar do mundo – mais globalizado, impossível -, e a iluminação dimerizada garante a total regulagem da intensidade. No décor, René seguiu uma vertente minimalismo cálido. “O apartamento foi entregue como uma tela em branco. Essa base deu lugar a uma paleta neutra, aconchegante e atemporal”, define. O toque da madeira, que lembra o aconchego da casa americana, vem adaptado para o contexto local no piso em porcelanato e inspira a tonalidade clara dos móveis. Porcelanato cimentício nos banheiros, paredes em off white, bancadas em pedra branca e metais black matte completam o moodboard, que assume a leveza e o clima de relaxamento no litoral. As cores fortes têm presença garantida, destacando a curadoria de obras de arte e objetos de design. “O momento pede que as pessoas revejam o real significado das coisas. Esse projeto vem com essa inspiração”, finaliza René Parente.

VISUAL LIMPO NOS MÓVEIS E LINHAS HORIZONTAIS OTIMIZAM A COZINHA.

SEM EXCESSOS. A marcenaria fixa utiliza especialmente o traçado horizontal por dois motivos: aproveitar a totalidade e profundidade dos espaços; e trazer um clima despojado com peças longilíneas, baixinhas, que permitem uma visão sem barreiras. E nada de puxadores, garantindo o visual limpo.

MOODBOARD MINIMALISTA. O moodboard é o quadro visual que organiza os materiais que definem a identidade do projeto. Aqui, poucos e bons materiais garantem a unidade e o equilíbrio atemporal. De um lado, a textura de madeira e o cimentício; de outro, o branco nas paredes e na marcenaria.

CORES NOS DETALHES. A arte e a presença do design foram premissas do projeto, que dizem muito sobre os clientes. Por isso, essa curadoria inspirada de telas e objetos ganhou destaque ao injetar cores e personalidade nos espaços, fornecendo inclusive os elementos de algumas paletas de cores, como nos quartos.

0
Total Page Visits: 1026 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *