Ramiro Mendes desbrava os mistérios da Capadocia

Cenário exótico que ajuda a contar a história de uma das regiões mais ricas culturalmente do mundo, a Capadócia combina relíquias arquitetônicas e paisagens naturais deslumbrantes. A bordo de um balão, ou explorando cidades subterrâneas, um roteiro inesquecível.

Localizada na junção da Europa com a Ásia, a Turquia oferece uma rica experiência tanto pelo vasto patrimônio histórico quanto pelas exóticas belezas naturais. Em especial a região da Capadócia, reconhecida pelas formações geológicas absolutamente exuberantes, com inúmeras cidades subterrâneas e construções escavadas diretamente nas rochas, a cerca de 700 km de Istambul. Um destino imperdível para explorar toda a riqueza cultural e os vestígios deixados por vários povos ao longo dos últimos séculos. O designer Ramiro Mendes nos conta suas aventuras em território turco e dá algumas dicas de como aproveitar o melhor de uma viagem repleta de encantos e mistérios, em meio a um cenário esculpido entre montanhas.

O Parque Nacional Göreme funciona como um museu a céu aberto, com construções esculpidas no meio das rochas.

“Sempre sonhei em conhecer a Turquia, e alimentava essa expectativa desde as aulas de história. Tinha um certo receio por acreditar que fosse um país muito oprimido pela religião, mas descobri um lugar onde as pessoas são muito alegres e receptivas. Existe todo um cuidado em receber bem”, relata. Formada por diversos vilarejos e pequenos municípios, a Capadócia conta com centenas de opções entre igrejas, castelos e antigas habitações para visitar e aprender sobre a memória local. Um dos grandes destaques é o Parque Nacional de Göreme. Com quase 100 km² de área, é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e funciona como um museu a céu aberto reunindo ruínas de monastérios. “A vista do local é de suspirar de tão linda”, relata Ramiro. No entanto, a visita à região não estaria completa sem o típico passeio de balão. “As condições climáticas não permitiram a jornada durante a estadia na Capadócia, então a solução foi deixar para ganhar os céus em Pamukkale”, diz. O termo Pamukkale pode ser traduzido do turco como “castelo de algodão” e faz referência à cordilheira formada por piscinas de calcário com águas termais, que estão dispostas como uma cascata ao longo dos 200 m de altura da montanha branca como a neve, justificando, assim, a denominação. “A vista do pôr do sol é maravilhosa e a sensação de paz durante o passeio é indescritível”, complementa Ramiro. Além da hospitalidade do povo, a culinária é um capítulo à parte, com temperos exóticos e sabores insubstituíveis, que vão do tradicional ao inusitado. “Vou voltar para o Brasil com a vontade de retornar e conhecer mais ainda. É um lugar incrível e uma experiência para a vida toda”, finaliza Ramiro.


DICAS IMPORTANTES

A LOGÍSTICA. Para chegar à Capadócia, Ramiro Mendes fez parte do trajeto de avião e seguiu o restante do trajeto via terrestre, com guia local. No entanto, a Turquia também conta com uma malha ferroviária bastante abrangente, sendo possível fazer grandes deslocamentos de trem.

ESTADIA E ALIMENTAÇÃO. O designer optou pelo incrível hotel caverna Elika Caves Suits, no qual cada quarto é decorado com uma temática diferente, mas preservando a identidade da região. Uma outra dica valiosa é jantar no restaurante Uranos, também cravado em uma rocha, que oferece comidas tradicionais da região e apresentação de danças típicas.

A Capadócia possui estações climáticas bem definidas, com períodos de forte calor e frio bem intenso, no qual, eventualmente, pode nevar. O ideal é planejar a viagem com calma para aproveitar melhor as atividades ao ar livre, e não correr o risco de perder o fantástico voo de balão pela região.

A BORDO DO BALÃO. Os passeios são feitos por dezenas de agências e acontecem diariamente, sempre nas primeiras horas do dia, a depender das condições climáticas. Cada balão comporta entre 12 e 16 pessoas, e dura cerca de uma hora.

0
Total Page Visits: 662 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *