Rodrigo Maia em Copenhagen, Ode ao Design

Chegou a vez de Rodrigo Maia nos guiar por um de seus destinos preferidos, a charmosa Copenhagen. Porta de entrada para os países nórdicos, a capital dinamarquesa oferece um banquete de arte, arquitetura e história, capaz de encantar qualquer design lover.

O Porto Nyhavn, um dos cartões postais da cidade, oferece inúmeras opções de bares e restaurantes, passeios turísticos e apresentações de rua de artistas locais.

A pontada como uma das cidades com melhor qualidade de vida do planeta, Copenhagen é agradável não só para seus habitantes, mas também para quem chega; de toda parte, a todo instante. Na última década, metade dos carros simplesmente perderam posto para as bicicletas e pedestres, fazendo sumir a poluição e o estresse natural em um centro urbano Nas calçadas da cidade, pessoas bonitas e saudáveis caminham tranquilamente para o trabalho pela manhã. Nada de celulares nas mãos, passos apressados e rostos sisudos. Aliás, a população de Copenhagen encabeçou a lista de povo mais contente e satisfeito com a vida cotidiana, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, sobre a felicidade no mundo. Uma vez carimbada no passaporte, o seu parâmetro de primeiro mundo certamente não será mais o mesmo. Afinal, a capital e maior cidade da Dinamarca ostenta, a cada esquina, um nível de excelência que impressiona e faz até o turista mais viajado querer voltar. Os títulos de melhor gastronomia do mundo e o lugar mais limpo da Europa são bons exemplos de como tudo é convidativo e funciona por lá.

O museu de arte Gliptoteca Ny Carlsberg, reunindo uma das maiores coleções privadas de arte de seu tempo.

Rodrigo Maia esteve na cidade em três ocasiões: a primeira durante um mochilão, a segunda para visitar um amigo e a terceira de passagem após a feira de Milão. Em todas elas, sempre grandes descobertas e encantamento. “Acho o povo supersimpático e extremamente bonito e, apesar do clima frio, na maior parte do ano, os dinamarqueses são ativos e festeiros” – conta. Se você ainda não foi a Copenhagen ou acha que já conhece o bastante, Rodrigo tem ótimas dicas de locais para se visitar, comer, hospedar, bater perna e apreciar um pouco do melhor que a cidade tem a oferecer. Quando o assunto é luxo, o destino – onde as indústrias têxtil e de relógios são muito fortes – também não deixa a desejar.

“Servindo de ponto de partida para o item lojas, a famosa Strøget talvez seja a rua de pedestre mais longa do mundo. Concentre suas energias na área próxima à Kongens Nytorv! É lá onde encontramos nomes internacionais como Louis Vuitton, Gucci e Hermès, ao lado de grandes espaços dedicados ao design, verdadeira paixão nacional. Não deixe de entrar na IIlum Bolighus e visitar seus vários andares com o melhor do design contemporâneo, e na vizinha Royal Copenhagen, onde as famosas porcelanas estão à venda desde 1775”, comenta. Para conhecer o típico design escandinavo, conhecido pelo desenho simples, funcional e minimalista, Rodrigo indica a famosa Hay House – uma das poucas lojas localizada em um segundo e terceiro andar de um apartamento -, que fica quase em frente a outra parada obrigatória: o descolado Royal Café com seu interior concebido por ícones do design dinamarquês, como Holmegaard, Bang e Olufsen, e Fritz Hansen, além de poder provar de clássicos da gastromia local, como smushi, “vara Gród med fløde” e “æblekage”. Ao final, você confere mais dicas do profissional.

O espaço reservado para a marca Normann Copenhagen

Copenhagen ocupa uma importante posição na arquitetura internacional.


No ano passado o The New York Times publicou um caderno de viagem e destinos, no qual salienta,“é uma das cidades mais criativas e ecofriendly da Europa, com sua gastronomia inovadora, cena artística contemporânea, mundo fashion em ascensão e vida noturna sem fronteiras, repletas de clubes de jazz e de disco music”.

O bairro de Ørestad é marcado pela arquitetura nórdica de linhas simples e arrojadas, panos de vidros e espaços bastante arejados. Isso porque as residências precisam de projetos que levem claridade para os ambientes nos longos meses de escuridão do inverno.
0
Total Page Visits: 1044 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *