A abertura dessa primavera no Qatar teve um toque todo especial pelas mãos do fantástico Marcel Wanders. O designer holandês assina com South West Architecture o imponente hotel Mondrian Doha situado nas margens da West Bay Lagoon. O edifício foi construído para a Copa do Mundo de 2022 e anuncia a chegada da marca Mondrian no Oriente Médio.
Imagine um hotel que mais parece um mundo de fantasia. As dimensões futurísticas criam um universo exótico, a estrutura arquitetônica grandiosa revira o imaginário… Ele é real e tem sede no Qatar, destino cobiçado por milhares de turistas, especialmente durante a Copa do Mundo de 2022. O empreendimento faz parte da rede hoteleira do grupo SBE Entertainment, que em 2016 adquiriu o Morgans Hotel Group (MHG), bem conhecido pelos monumentais projetos ao redor do mundo, o qual engloba outras marcas como Mondrian, Hudson, Delano, Shore Club, Royalton e Morgans Original. Cada hotel é assinado por um designer de renome mundial. Andree Putnam, Philippe Starck e Benjamin Noriega-Ortiz já fizeram as honras; agora, o holandês Marcel Wanders registra o seu nome no Oriente Médio com o majestoso Doha Mondrian. O hotel foi projetado para se assemelhar a um falcão, animal símbolo da região do Oriente Médio. Logo na entrada, o espaço remete à forma do bico da ave de rapina. Outros detalhes foram pensados especialmente para caracterizar o animal no empreendimento, a exemplo das extensões semelhantes as asas que enquadram o telhado e os porões que parecem esculpidos como um ninho. A impressionante e personalizada escada espiral de quatro níveis atua como um ponto focal do átrio, causando a impressão de que se estende ao céu. Os elementos memoráveis incluem colunas gigantes com ovos de ouro, uma “árvore da vida” composta de flores, shisha gigante (conhecido como narguilé, no Brasil), além de tapetes, vitrais, azulejos, cristais e ouro, que compõem a ornamentação luxuosa, A grandiosidade não para por aí. Com 31 andares, 270 quartos, lustres de cristal Swarovski, elevador de ouro e bares e restaurantes com cozinha local e internacional, o empreendimento segue o imponente estilo da marca Mondrian, que já tem quatro hotéis em Nova York, Miami Beach, Los Angeles e Londres. Mas o Doha está sensivelmente enraizado na rica cultura árabe e expressa o legado do Oriente em cada detalhe, direcionando o olhar no futuro para inserir a capital como uma cidade visionária global. O tradicional e a vanguarda em um só lugar. Um luxo!
Com 270 quartos, lustres de cristal Swarovski e elevador de ouro, o monumental edifício foi construído para a Copa do Mundo de 2022.
Mondrian Doha está sensivelmente enraizado na rica cultura árabe e expressa o legado do oriente em cada detalhe em uma versão futurista.