Inspiração Clássica

Com características realistas, a arte romana obteve maior êxito nos retratos, em especial as esculturas que reproduziam a parte superior do tronco humano, os famosos bustos. De volta a cena, eles evocam todo o requinte do passado para o décor contemporâneo.


Toque Clássico

Para fazer um contraponto a um ambiente contemporâneo ou complementar um décor de aura clássica, itens de época são sempre bem-vindos na ambientação, especialmente quando se trata de uma obra de arte. Com o conceito lar-galeria cada vez mais em voga, os bustos romanos assumem lugar de destaque nos interiores, em diversos tamanhos e materiais, trazendo de volta o traço elegante de um passado remoto. A exemplo do projeto de Celina Fiuza, que traz o busto no hall de entrada, sobre um pedestal de mármore, e na sala de estar, em composição com móveis clássicos e telas que injetam um toque nostálgico especial ao décor. Já na proposta da marca Arketipo, o busto surge em duplicidade em cores e proporções diferentes, trazendo dinamismo para a proposta.


Requinte e Afeto

As esculturas em forma de busto se fazem mais imponentes quando apoiadas por bases em mármore ou vidro, que mantêm a leveza e o requinte dos espaços sem desviar a atenção da obra de arte, que, além do efeito estético marcante, muitas vezes, possui forte valor afetivo para quem a coleciona. Sobre um pedestal em mármore, a escultura revela sua imponência na ala social, em perfeita harmonia com o estilo clássico do projeto concebido por Márcia Andréa. A mesma estratégia é adotada no hall, concepção de Rosalinda Pinheiro. No living assinado por André Monte, onde o contemporâneo e o neutro sobressaem, são os detalhes, a exemplo da escultura greco-romana e dos pontos de cor, que temperam o décor e evidenciam a personalidade do morador.


Décor Arte

Executados em materiais duráveis, como mármore, bronze, cerâmica, madeira, entre outros, os bustos resistiram ao tempo, deixando de lado as funções documentais (antes, era comum reproduzir o rosto de figuras públicas, a fim de homenageá-las) para assumir um caráter meramente decorativo. Assim, eles se mantêm nos projetos atuais, conferindo um ar elegante e robusto ao décor, num rico diálogo entre o clássico e o contemporâneo. É o que podemos ver no ambiente assinado pela FIAM Itália, cujo busto feminino, que remonta ao passado, contracena com o espelho da linha Trinity, de efeito moderno em vidro fumê. Já no living, ao lado, assinado por Celina Fiuza, a tradição prevalece, pontuada pelas obras de arte e pela tapeçaria. Na página ao lado, o busto surge acima da mesinha lateral em bronze, numa proposta bem mais contemporânea, assinada por Gina Paiva e Aline Almeida.

0
Total Page Visits: 111 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *