Fashion Week da Arquitetura

A Expo Revestir apresentou, em sua mais recente edição, as principais novidades em revestimentos e acabamentos, que, mais uma vez, primaram pela elegância e inovação. Confira o panorama das tendências apresentadas no evento!

A versão Optical Art, da linha Urban Retrô, da Roca, apresentou o uso de combinações geométricas aliadas ao contraste do preto e do branco, criando um curioso efeito de ilusão de óptica, sensação reforçada também pelo uso das linhas paralelas, que transmitem ainda uma ideia de continuidade e movimento.

Ambientes contemporâneos ganham um charme retrô com o uso de revestimentos que trazem o dinamismo dos padrões geométricos.


Geometria retrô

Os temas geométricos de pegada vintage foram um dos principais destaques da Expo Revestir deste ano. Grandes marcas apresentaram ao público suas novas propostas e ideias para conferir ainda mais personalidade ao décor. A exemplo da linha Maravilha, assinada pela Santa Fábrica de Ladrilhos, que apostou na estética retrô e nos tons urbanos para criar peças inspiradas nos contrastes e nas formas do Rio de Janeiro. A coleção Tanger, da Lurca, buscou referência nos grafismos tribais da África Mediterrânea, região que possui uma rica produção de artesanato e de mosaicos cerâmicos.


Ilusão de óptica


Os desenhos geométricos inspirados na Optical Art são usados para provocar ilusão de movimento.


Outra aposta da Feira foram os revestimentos de desenhos geométricos, com padrões irregulares, relevos e contrastes de cores, que provocam um efeito de ilusão de óptica. Na linha Maravilhosa, da Santa Fábrica de Ladrilhos, por exemplo, a influência da Optical Art se revela por meio da combinação do preto e do branco, contraste que evidencia a tridimensionalidade do desenho.


Tribal

A África nunca esteve tão em voga com seus padrões étnicos que remotam à diversidade cultural do continente, atraindo a atenção das marcas para o colorido vibrante e o traçado geométrico característicos do estilo tribal. Essas referências podem ser vistas nos produtos lançados pela Lurca, com seus azulejos de ares tribais, e pela Oca Brasil, que traz de volta a herança cultural de mais de 500 anos de história do nosso país.


Hexágono

Os padrões hexagonais continuam em alta em 2016, com revestimentos que vão além dos ambientes da cozinha e do banheiro. Caso da Solarium Revestimentos, que lançou a linha Pixel by Fernanda Marques, alternativa acessível e versátil, mas conceitualmente forte e elegante. A coleção Arte, da Dune, produzida com madeira de demolição, pode ser usada tanto em pisos quanto em paredes.


Versáteis e elegantes, os padrões hexagonais continuam em alta no décor.


Efeito mármore

Sofisticado e atemporal, o mármore costuma ser bastante utilizado na decoração para reforçar a atmosfera de nobreza, independentemente do espaço. O toque de requinte, no entanto, também pode ser alcançado com o uso de outros materiais, sem comprometer a proposta de elegância e bom gosto. Essa é a aposta da linha Pietra Alpi, da Eliane, para a Expo Revestir deste ano, que, graças à impressão em alta definição, conseguiu replicar visualmente a aparência do mármore nas placas de cerâmica, inclusive com a reprodução dos veios das pedras. Além disso, por conta dos tamanhos das peças – 10 x 30 cm (parede) e 30 x 30 cm (piso) -, é possível criar diferentes configurações, conferindo um toque de charme à ambientação.


Arte mural

Com técnicas e matérias-primas especiais, num flerte entre arte e arquitetura, os mosaicos vestem, com elegância e bom gosto, as paredes das ambientações contemporâneas. Seguindo essa proposta, a Level Acabamentos apresentou as novidades em painéis e mosaicos da grife italiana Bisazza, como as linhas Tulip Grey, em parceria com o designer Marcel Wanders, e Peach Tree, concebida por Carlo Dal Bianco, que remetem ao charme e ao frescor da natureza bucólica.


Grafismo delicado

A delicadeza dos desenhos geométricos também pode ressaltar a beleza e a textura de revestimentos e acabamentos que primam pela discrição, na medida certa. Na Expo Revestir, por exemplo, a Portobello Shop apresentou a sua nova linha, a Signs, com peças criativas e que, ao mesmo tempo, expressam suavidade por meio dos traços leves e dos tons neutros, reforçando a proposta delicada da coleção, que busca levar aos ambientes a elegância sem excesso.


Ladrilhos modernos

De inspiração urbana, mas sem perder o charme original, os ladrilhos hidráulicos estão cada vez mais em alta e cheios de estilo. A exemplo dos novos modelos da linha Paulista, da Colormix, produzidos na Espanha, que trazem o ar “cinza” e cosmopolita da cidade de São Paulo ao ambiente da cozinha. Ao lado, o revestimento Geometric, uma das novidades da Biancogres apresentadas na feira, foi inspirado no artista plástico Athos Bulcão. Os tons neutros e as linhas retas das peças possibilitam criar diferentes – e criativas – combinações.


Os revestimentos com texturas em relevo são um verdadeiro convite ao toque e ao olhar mais apurado, deixando os ambientes ainda mais interessantes por meio de suas formas, cores e volumes.


Relevos

Os revestimentos em alto relevo também foram grandes apostas da Expo Revestir 2016, com desenhos e formas inusitadas, que quebram a monotonia dos ambientes, criando interessantes jogos visuais e táteis. A linha Infinity, da Castelatto, explora o design e a inovação com formas que criam um efeito inusitado. Já os padrões da coleção Flow, uma das novidades da Decortiles, mesclam passado e presente por meio de técnicas modernas, mas que remetem aos antigos efeitos da cerâmica, explorando a geometria de suas linhas.


Novos revestimentos simulam, com perfeição e originalidade, a oxidação do tempo para promover aos ambientes a atmosfera do estilo industrial.


Oxidado

A essência do estilo industrial permanece em alta na decoração, com revestimentos e acabamentos que expressam a passagem do tempo, compondo um visual bem urbano, mas também focado na durabilidade, inovação e fácil manutenção. Seguindo esse conceito, a marca Nina Martinelli apresentou, em primeira mão, a linha Brick, composta por cerâmicas recicladas com aparência de tijolinho e de metal oxidado, resultando em peças únicas, que dão um toque de originalidade às paredes internas e externas. Acima, o porcelanato Oxy, lançamento da Biancogres, chamou a atenção dos visitantes da Expo Revestir ao reproduzir chapas de metal naturalmente desgastadas, trazendo o estilo dos lofts nova-iorquinos para as residências brasileiras.


Metalizados

O visual metalizado promove sofisticação e estilo ao décor, a exemplo da marca espanhola Collage, que trouxe ao Brasil a coleção Metallic, inspirada na nobreza europeia do século XVII , e da linha Suprema, da Dune, que aposta nas formas de labirinto, banhadas de dourado brilhante e fosco, que propõem um flerte com o luxo e o glamour.


Mapa mundi

Um passeio imaginário – e até lúdico – por oceanos e países, além de outros elementos geográficos, a partir dos revestimentos com estampas de mapa-múndi. Cada vez mais presentes nos ambientes contemporâneos, esse tipo de desenho confere personalidade à decoração. Proposta lançada pela Cerâmica Portinari, em primeira mão, com a coleção Mundi, que reproduz na sua superfície um mapa antigo e empoeirado, resgatando a necessidade humana de se encontrar no planeta em que vivemos.

0
Total Page Visits: 863 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *