Tradição Renovada

POR PAOLA SOUZA

O projeto deste apartamento clássico e acolhedor, que passou por um retrofit completo para se adequar ao atual momento de vida da proprietária, cuja felicidade se traduz nos dias de casa cheia, com filhos e netos em volta. Todas as mudanças – do layout ao mobiliário, reformado ou adquirido – culminaram na criação de uma morada ampla, arejada e convidativa, com foco na integração.

Fiel às tradições, a dona deste apartamento tinha receio de mudanças, mas o fluxo natural da vida impôs certas transformações, como a saída dos filhos de casa e a chegada dos netos, alterando a configuração familiar e o ritmo da casa por completo. Quando decidiu repaginar a morada, que se mantinha do mesmo jeito há anos, a proprietária entregou o projeto aos cuidados da arquiteta Paola Souza, e juntas foram redefinindo o novo layout. O desejo por ambientes mais amplos e integrados foi o mote do retrofit, que teve como foco as áreas comuns que, aos poucos, ganharam pequenas doses de ousadia, tendo o cuidado de manter a identidade dos moradores. Nesta reorganização, os espaços foram redistribuídos de forma estratégica para criar uma atmosfera confortável e convidativa, conectada com o passado e com o presente. Por isso, Paola fez questão de manter alguns móveis da família – conservados ou repaginados de acordo com a necessidade – acrescidos por peças mais ousadas e modernas, como as generosas poltronas amarelas que dão vida ao estar. Na sala de jantar, a mesa e as cadeiras foram mantidas, trazendo à tona uma beleza clássica, em contraponto com o moderno buffet em ônix. O rico diálogo entre o novo e o antigo continua no home, com móveis novos, sonorização e reforma nas estantes existentes, que receberam laca branca. “Como gostam de preparar as refeições em reuniões familiares, o grande destaque ficou por conta da cozinha goumert, localizada entre o estar, o jantar e o home, que ajudou a integrar os ambientes, dando novo uso a este espaço, antes pouco utilizado”, explica a arquiteta. O gran finale veio com a mudança de cortinas, tapetes, tecidos e novos materias, trazendo dinamismo e novos ares a esta morada, sem invadir e descaracterizar o perfil do cliente.

O estar ganha novos ares com a união entre o clássico e o moderno, com móveis do acervo, reposicionados e repaginados, ao lado de outras aquisições. A exemplo das poltronas oversized (Ouvidor Interiores) em amarelo vibrante, que surgem como elemento surpresa, revigorando a área de convivência, predominantemente neutra, com um arroubo de alegria e originalidade. As obras de arte mantêm a personalidade da proprietária, realçadas por uma iluminção pontual (Candela). O home foi inteiramente reformulado, com móveis novos e uma estante já existente repaginada com pintura em laca branca para se adequar à nova linguagem da composição, ganhando ainda um eficiente projeto de sonorização. O painel madeirado evoca um clima de aconchego ao recanto. Na sala de jantar, as cadeiras do acervo da proprietária, em madeira e palhinha, foram mantidas, evocando, junto às luminárias de estilo clássico, o charme do passado de forma inusitada.
Uma generosa bancada, localizada entre as salas de estar e jantar, revela sua multifunção ao demarcar os espaços ao mesmo tempo em que serve de apoio nos dias mais movimentados. O painel espelhado (Reprisma Home Design) confere a amplitude desejada. Destaque para o rico diálogo de peças clássicas do acervo do proprietário com peças mais ousadas e modernas, como o buffet de ônix iluminado.

0
Total Page Visits: 469 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *