Identidade Exclusiva

POR RACINE MOURÃO

O arquiteto conduziu o retrofit dessa casa, repaginada para atender ao novo momento de vida dos proprietários, sem, entretanto, realizar qualquer interferência em sua arquitetura original. O profissional retrabalhou os revestimentos e desenhou móveis exclusivos, criando, assim, uma atmosfera contemporânea com toques clássicos e pessoais.


Um mix elegante de móveis e obras de arte proporciona um cenário envolvente, onde o contemporâneo dialoga com toques clássicos.


Entre o living e a sala de jantar, integrados por um layout aberto, foi disposta uma imponente mesa bar (Galpão D). Com retrofit, o local antes reservado ao jardim de inverno passou a ser ocupado por um móvel que domina a sala, assinado por Racine Mourão. A arte cede suas cores e formas por toda a ampla área social. Destaque para a obra do cearense Sérgio Helle, Aldemir Martins, Gentil Barreira, Rian Fontenele entre outras telas e esculturas do acervo do morador.

Os proprietários desta mansão, com 1.600m² de área construída, estavam dispostos a repaginá-la por completo, sem, para isso, abrir mão do projeto original, assinado pelo arquiteto Delberg Ponce de Leon, um dos nomes mais expressivos da arquitetura moderna cearense. Foi aí que Racine Mourão entrou em cena, se valendo de toda a sua expertise e sensibilidade para conduzir o retrofit. Como os clientes – um casal com filhos adultos e netos – haviam adquirido o terreno ao lado, o profissional integrou a área com um acesso pela lateral, tomando o devido cuidado para preservar a arquitetura da casa e, assim, crescer a área externa. Todas as esquadrias foram trocadas por esquadros de alumínio, um elevador introduzido para dar acesso à parte superior e os materiais foram retrabalhados para manter a morada sempre atualizada. O living, por exemplo, ganhou um caráter sofisticado e atemporal com o piso em mármore crema marfil e uma paleta de cores neutras, que pende para os tons de areia, numa busca por uma linguagem mais leve, arejada e adequada para o nosso clima. O pé-direito duplo foi valorizado com um generoso painel madeirado e panos de vidro, preservando a ventilação e a boa iluminação natural. Já no lugar do antigo jardim de inverno, foi criado um móvel que domina toda a sala e conduz o olhar para a boa distribuição do luxuoso mobiliário, com peças de desenho exclusivo, assinadas pelo arquiteto, contracenando com uma seleção de autoria de grandes designers e um belo acervo de obras de arte. Outras áreas de convivência também tiveram uma atenção especial, como a saleta de jogos e family room, que, a pedido do casal, amante da boa música, recebeu um novo tratamento acústico e um sofá de oito metros, que toma conta do ambiente e deixa todos muito à vontade nos encontros da família. O resultado é uma residência de alma contemporânea com toques clássicos que esbanja conforto, aconchego e, acima de tudo, muita elegância e exclusividade.


A sala de jantar ganhou uma extensa mesa em nonoglass, com desenho exclusivo do arquiteto e executada pelo Grupo LPM. Sobre ela, um imponente lustre em crista de rocha (Paroma) rouba a cena, trazendo um toque clássico para o ambiente de aura contemporânea. Na saleta de jogos, o mobiliário em laca fosca acompanha a curva da parede, sem perder a assimetria das linhas retas. O pendente XXL dá o toque de modernidade (Paroma). Com um tratamento acústico adequado (Habitat) e um sofá de oito metros, o family room se adequa a várias ocasiões, fazendo as vezes de home ou boate.

0
Total Page Visits: 1056 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *