Vida Nova ao Apê

POR CARLOS OTÁVIO

A maturidade inspirou mudanças no estilo de viver e morar do proprietário, que confiou o projeto, mais uma vez, ao arquiteto Carlos Otávio. Com o retrofit, o apê se tornou mais jovem, despojado e, assim, adequado ao seu novo momento de vida.

Dando início a mais um ciclo de vida, o proprietário deste apartamento, um fotógrafo de apurado senso estético, foi tomado pelo desejo de fazer um retrofit no espaço em que divide seus dias com a família – a mulher e três filhos. Satisfeito com o resultado final do primeiro projeto, assinado por Carlos Otávio, ele convidou o arquiteto para repetir a parceria e providenciar as adequações necessárias para deixar a morada em total sintonia com sua nova fase de vida, cujo convívio familiar é, mais do que nunca, prioridade. A amplitude e a integração regem todos os espaços desta generosa ala social, composta por cinco ambientes distintos, que se comunicam livremente em função da interação e do bem-estar da família. Por isso, todas as atenções foram para as áreas de convivência, com o mobiliário do living – conservado, repaginado ou adquirido – reposicionado para deixar o décor em total sintonia com o estilo do morador, que ansiava por um lugar mais jovial, descontraído e com muito mais design…. A repaginação, então, passou pelas paredes e pelo piso, recebendo pintura cimentícia e alguns revestimentos diferenciados, como travertino romano bruto, ladrilho hidráulico, madeira de reflorestamento, madeirados e espelhos bronze, numa fusão de texturas e referências para enobrecer a proposta. Outro quesito que merece destaque é a iluminação, readequada com variações de cor, intensidade e formato para dar o tom de cada ambiente e valorizar os itens de design e as obras de arte, que reforçam a atmosfera moderna do apê. Tudo acompanhado de perto pelo proprietário, que participou ativamente de todo o processo, sugerindo, inclusive, a incorporação da varanda ao estar. Desejo prontamente atendido pelo profissional, que, além de ter criado um dos espaços mais solicitados deste retrofit, ainda surpreendeu o cliente com um recanto especial para expor as fotos de sua autoria, reafirmando o caráter pessoal do projeto que, mais uma vez, foi fiel a alma deste fotógrafo em constante movimento.


Diferentes estilos se comunicam num espaço onde reina o espírito livre e informal, característico da nova fase de vida do morador.


O amplo living se conecta totalmente com a varanda e com o home, delimitados apenas pelo mobiliário e pelo uso de tapetes. Os móveis adquiridos ou repaginados – com almofadas e tecidos da Ouvidor Tecidos – também ajudam a direcionar o olhar. Na varanda, destaque para o uso de revestimentos diferenciados, a exemplo do ladrilho hidráulico, usado de forma estratégica, e do painel madeirado (Casa7). O diálogo de referência, entre os estilos vintage, rústico e industrial, reafirma a vocação urbana do projeto. No jantar, a sobriedade predomina na paleta e nos tons dos painéis madeirados e em fumê, deixando o toque de vida e cor para a generosa composição de telas. Destaque ainda para a escultura de Ascal, entre outras.
As paredes receberam pintura cimentícia, criando uma base monocromática para ressaltar o que cada móvel e item de design (Ouvidor Interiores e Desconexo Design) tem de melhor. Destaque para a composição de mesas ao centro e para a poltrona de curvas sinuosas. Um generoso tapete (Bete Cunha Tapetes), também em tons de cinza, veste o ambiente, arrematado pelo toque de cor do sofá telha e do amarelo da prateleira. Caricaturas e objetos do acervo dos moradores arrematam a proposta, deixando tudo ainda mais pessoal.

0
Total Page Visits: 500 - Today Page Visits: 1

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *