Leve e Moderno

POR BLOOM ARQUITETURA E DESIGN

Espaços fluidos, móveis que sugerem continuidade e o uso preciso das cores são alguns dos recursos combinados pelo escritório Bloom Arquitetura e Design, neste projeto que esbanja modernidade.

O que não falta neste apartamento é personalidade, apesar da base fria e dos elementos contemporâneos. Catherine Nunes e Lara Magalhães, da Bloom Arquitetura e Design, tiraram partido dos melhores recursos destes estilos – integração de espaços, versatilidade, cores discretas e excelente design – para criar o novo apartamento do jovem casal com duas filhas, que já eram clientes do escritório. “Eles queriam um apartamento maior e encontraram este imóvel de 150 m², que oferecia uma varanda bem generosa e muitas possibilidades. O desejo era de um clima moderno e ao mesmo tempo receptivo, para reunir os amigos e estar em família”, diz Catherine. O layout leve e fluido é produzido por grandes aberturas, o mínimo de paredes e móveis que sugerem continuidade. “O estar não possui um móvel central de TV e o sofá tem um braço só, deixando os espaços livres. Utilizamos duas mesas com tampo de pedra como elemento de integração entre a sala e a varanda. Nem precisamos dizer o quanto a convivência foi valorizada, assim como a conexão entre as áreas interna e externa. Mais despojado, impossível”, afirma Lara. A dupla também apostou na leveza e na amplitude conferidas pelos tons de cinza, preto e branco como base, ressaltando a elegância da composição, que ganhou outras camadas visuais em materiais, texturas e peças interessantes. A madeira aquece em pontos estratégicos, assim como o tijolinho, à medida que os espaços se aproximam da varanda. Mas há muito mais. “Fizemos um painel em mármore calacata com ripado em marcenaria, para trazer linearidade, que é uma característica do projeto. Detalhes metálicos em dourado trazem delicadeza. E a poltrona do designer cearense Igor Sabá, no estar, traz um elemento local e autoral com uma visão moderna”, explica Lara. “Os clientes embarcaram na nossa ideia e o apartamento ficou com a cara deles, bem usual para toda família. O estilo deles veio antes de tudo, e esta personalidade está presente em todos os detalhes e escolhas”, completa Catherine.

A poltrona Úba (Estúdio Sabá) é a peça icônica do estar, que também traz o geometrismo do tapete e do painel ripado em mármore calacata na parede da TV. O sofá e as mesinhas (Galpão D) são um elemento de integração, criando uma conversa visual com a varanda. Nela, a marcenaria e os tijolinhos criam um espaço de convivência acolhedor.

Uma sacada genial foi pensar as mesas de jantar e da varanda como uma peça única, contínua, que permite o uso separado ou integrado dos ambientes.


As mesas com tampo de pedra vêm acompanhadas de cadeiras em madeira e couro, com apelo rústico, e ganham a companhia elegante do pendente dourado e do painel de espelhos. A parede escura contrasta no ambiente onde predomina o branco. Adornos e quadros definem o clima pessoal, em ambientes para serem vividos.

Os tons claros ganham uma abordagem natural e sofisticada na suíte do casal, combinando tons de bege e cinza para equilibrar o branco. O papel de parede traz movimento e personalidade, mantendo o clima de descanso. Aqui o elemento em destaque é a cabeceira estofada, que exibe influências vintage do Art Déco. Móveis e aparadores trazem linhas finas e aproveitam ao máximo o espaço sem comprometer a circulação. Um bom exemplo é a penteadeira que otimiza a área e atende ao desejo da cliente, incluindo iluminação própria. O mobiliário fixo de todo o projeto foi desenhado pelas arquitetas.

0
Total Page Visits: 1528 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *