Decoterapia

Truques simples são capazes de trazer mais vitalidade e alegria à casa, sem exigir grandes esforços e mudanças drásticas. A partir da aplicação de conceitos da neuroarquitetura, é possível usar a decoração para promover equilíbrio emocional, motivação e bem-estar.

É tempo de pausa para se reavaliar novos valores para todas as áreas da vida. A pandemia provocada pelo novo coronavírus provocou o isolamento social e colocou boa parte da população por um bom tempo em casa, dando oportunidade para se ressignificar o conceito de lar. A morada passa a ser vista como um refúgio seguro, tranquilo e acolhedor, que desperta todos os sentidos a fim de melhorar o bem-estar físico e mental. Segundo a Neuroarquitetura, área que estuda os princípios da Neurociência aplicada à ambientação de interiores, nosso cérebro reage de maneiras diferentes aos diversos estímulos provocados pelo ambiente. A paleta de cores, os efeitos de iluminação – natural ou artificial -, a escolha dos materiais, a presença do verde, o desenho do mobiliário e até a organização dos espaços podem interferir diretamente no humor, na produtividade, no ânimo e até na felicidade. Veja, a seguir, como algumas pequenas adaptações podem trazer mais qualidade de vida e funcionar como uma verdadeira terapia no lar.


ABERTA À NATUREZA

Quem disse que ficar em casa significa perder a conexão com o mundo natural? Em sintonia com o design biofílico, o verde assume um papel essencial na ambientação, promovendo bem-estar e boas energias. A estratégia é valorizar ao máximo a vista dos ambientes internos por meio de amplas aberturas com panos de vidro ou incorporar elementos da natureza aos espaços, como plantas, jardins verticais, hortas caseiras e arranjos florais para criar um clima mais agradável e acolhedor, que reduz a tensão e melhora o ânimo e os níveis de concentração. Para além disso, valorize portas e janelas amplas, tudo que permita a luz natural invadir o espaço, já que o nosso metabolismo e atividade cerebral é estimulada e regulada pelo ciclo solar.


DECÓR EMOCIONAL

Se o lar é nosso grande porto seguro, nada mais justo que ele seja também um espaço de profunda conexão com nossos sentimentos e identidade. Portanto, a ambientação deve sempre levar em conta a trajetória de vida e os traços da personalidade dos moradores. Objetos de família, recordações de viagens e retratos têm lugar cativo em todos os ambientes da casa, e nos ajudam a criar sensação de pertencimento, além de estimular boas lembranças e criar uma relação de afeto com cada recanto.


FAÇA VOCÊ MESMO

Ideias simples e pequenas mudanças, que podem ser executadas sem maiores transtornos, são capazes de renovar totalmente o visual do ambiente. Você pode apostar na pintura ou aplicação de um novo acabamento em um móvel já existente, trocar a posição dos quadros na parede ou revestir as almofadas com novos tecidos, criando uma proposta mais informal. São transformações superpráticas, e que dão vida nova ao décor.


ALEGRE A CASA

Nunca a casa foi tão valorizada. De repente, tivemos uma pausa para desfrutar do próprio lar e perceber quão importante é investir em espaços que promovam acolhimento, leveza e bem-estar. Mais luz, mais cor e mais vitalidade nos ambientes podem fazer muito pelo seu equilíbrio emocional. É o momento de encher nossas vidas de cores e brincar com as nuances para encontrar as combinações perfeitas entre paredes, móveis e outros elementos decorativos.

TUDO EM ORDEM

Priorizar a organização da casa ajuda a criar uma imagem de eficiência e diminui o estresse ao simplificar tarefas do dia a dia. Determinar lugar específico para cada objeto e descartar o que não usa são os primeiros passos para melhorar o processo de funcionamento do lar. Em seguida, vem a disposição do mobiliário, que deve favorecer a fluidez, e a delimitação de áreas específicas de trabalho, convivência e descanso. A setorização e a organização de cada espaço vão tornar a rotina mais prazerosa, além de trazer harmonia e sensação de controle.


Pequenas mudanças trazem novos ares


MÓVEIS DE DESIGN

Os eternos clássicos não ganham esse status à toa. Grandes nomes do design conquistam o mercado com peças que se tornam ícones pela capacidade de impactar e ultrapassar épocas por meio de conceitos vanguardistas na escolha dos materiais e técnicas de produção. Assim, nada mais seguro e incontestável do que investir no design assinado para dar um up na decoração. Além de trazer um tom de exclusividade a composição, são peças que agregam valor e uma estética diferenciada para um arremate perfeito. Mas cuidado para não exagerar na dose, o ideal é uma ou outra peça pontual para dar identidade e um charme a mais na sua morada.

QUE VENHAM AS CURVAS

O excesso de ângulos retos em um espaço pode provocar uma resposta emocional negativa, transmitindo sensação de perigo. Por outro lado, as formas arredondas despertam uma maior atividade cerebral relacionada à alegria. Portanto, o traçado sinuoso é uma ótima alternativa para deixar o layout mais leve e fluido, além de conferir um aspecto orgânico e contemporâneo ao mobiliário. Como diria Oscar Niemeyer, “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida”.


RENOVE O ANTIGO

Quem disse que o velho deve ser descartado? Pelo contrário, uma outra dica certeira é dar uma cara nova a peças antigas. O toque vintage sempre agrega um charme especial ao cenário, e combinar um perfume clássico à uma pegada mais moderna é uma receita de sucesso. Seja reinventando elementos mais tradicionais como poltronas e armários ou simples objetos decorativos, atualizar o passado nos deixa conectados com nossa história.


MADEIRA IN NATURA

Símbolo de aconchego e versatilidade, a madeira in natura é uma matéria-prima que nunca sai de cena na decoração. Do clássico ao escandinavo, o material é praticamente onipresente pelo apelo natural e as muitas possibilidades de uso, de móveis a revestimentos de pisos, paredes e teto, explorando diferentes tons e paginações. Se a ideia for passar uma atmosfera com ares mais rústicos e despojados, explore os veios naturais e os acabamentos brutos.

PERSONALIZE AS PAREDES

As paredes também são capazes de transformar um espaço. Com painéis nos mais diversos materiais, boiseries, papéis de parede e murais personalizados, e de altíssima qualidade, você pode renovar completamente um ambiente. Quanto mais colorido, mais alegria podem transmitir. E vale ainda não esquecer das possibilidades de mosaicos com quadros e ilustrações, combinando molduras e estilos cheios de atitude.

TEXTURAS NATURAIS

Para seguir a proposta de um lar envolvente, as tramas naturais são outras grandes apostas do universo do design. Fibras como o ratan, a ráfia, o algodão, o linho, a lã e a palhinha entram em cena para despertar experiências sensoriais incríveis no décor. Seja na mobília, nas almofadas, nas luminárias, nas cortinas, no tapete ou no enxoval, muitas vezes feitas artesanalmente, essas texturas encantam pelo toque de delicadeza, maciez e conforto que agregam aos ambientes. Um simples toque pode dar um ar totalmente renovado à casa.


COZINHA VISUAL

Por mais que a tecnologia esteja presente, a cozinha preserva a aura de um local sagrado, onde a família se reúne e se alimenta. E hoje, mais do que nunca, ela se transformou em um ambiente social que invadiu a sala e está aberta para troca de experiências e sabores com pessoas queridas. Além de proporcionar momentos agradáveis, o espaço ainda promove sensações de acolhimento e proteção, exercendo quase que um papel terapêutico. O ideal é que a cozinha fique de frente para as áreas de convivência, permitindo o contato visual e facilitando a interação enquanto se prepara os pratos. Essa configuração faz com que o cérebro reaja positivamente ao aroma, liberando a oxitocina (chamado hormônio do amor) e a serotonina (o do prazer). Por isso, alguns psicólogos defendem a ideia de que a cozinha deve ser o centro da casa.

Você pode se interessar também:

0
Total Page Visits: 992 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *