Descanso em Família

POR MANOELA CORRÊA E MELISSA DALL’OLIO

A casa de frente para um lago tem a assinatura de Manoela Corrêa e Melissa Dall’Olio, que conciliaram no projeto amplos espaços e simplicidade na manutenção. Assim, a única preocupação da família é pensar em como desfrutar cada dia.

Há cinco anos, Manoela Corrêa e Melissa Dall’Olio finalizaram um apartamento para o casal com dois filhos adolescentes. Eles não pensavam em mudanças, até surgir a oportunidade de adquirir um terreno de frente para um lago, cercado de natureza. Como resistir? As arquitetas foram convidadas novamente pela família para realizar o antigo sonho de morar em uma casa. Mas havia dois grandes desafios. Encaixar a casa no terreno sem deixá-la confinada e simplificar ao máximo a manutenção dos espaços – afinal, o casal estava acostumado com as facilidades de um apartamento.
O trabalho começou pelo desenho da planta, que foi se desenvolvendo em torno da varanda, totalmente integrada à sala por uma esquadria que recolhe e cria um só ambiente. O jardim atrás do estar permite que a luz e a ventilação atravessem a casa sem restrições – apenas o home theater é resguardado por portas de vidro. Todos os ambientes de convivência se interligam com fluidez e é possível circular por eles livremente. “Com um simples olhar, é possível fazer uma leitura completa do térreo”, destacam as profissionais. Os materiais naturais e de alta qualidade atendem à exigência de praticidade, ao mesmo tempo em que transmitem o estilo de vida dos moradores, voltado ao simples prazer de viver em família e reunir amigos. O piso em mármore ajuda a integrar visualmente os espaços e sua beleza dispensa qualquer complemento. As madeiras ajudam a aquecer, das esquadrias ao piso, acompanhadas por tijolinhos. Móveis em fibras se harmonizam perfeitamente e, dentro da casa, as cores neutras criam ambientes delicados, sem interferências. O resultado é leve, descontraído e destaca a exuberância do jardim e a tranquilidade do azul da piscina – os lugares favoritos da família nos dias ensolarados. Em torno da churrasqueira ou nas preguiçosas redes coloridas, o tempo desacelera e é possível deixar qualquer dia com cara de férias.

Ao invés de criar um deck separado, a varanda faz este papel e é ligada à cozinha através de porta e passa-prato. O pergolado ajuda a barrar o sol da manhã. O paisagismo é de Salomão Nogueira, do Jardim da Cidade. Os móveis em fibras (Tidelli) criam ambientes acolhedores, enquanto o piso e os tampos trazem a nobreza de diversos tipos de mármore (Multipolipedras). A Construtora Presencial executou a obra, cujo destaque são os acabamentos em madeira.

Os ambientes ficam mais convidativos graças ao uso de tijolos, madeira e pedras, todos naturais.


O home theater é o único espaço isolado por portas deslizantes, tendo em vista o maior conforto acústico e a climatização adequada para uma sessão de filmes. O aconchego está em todos os elementos que fazem parte da ambientação, como o tapete de fios longos, um sofá macio e o revestimento amadeirado na parede (Casa 7). O mobiliário fixo (Florense) tem acabamento em couro e sua textura se contrapõe ao painel em vidro pintado, que se funde com o imenso telão. A sala de jantar é um bom exemplo da simplicidade conquistada no projeto, a partir de móveis de alta qualidade (Galpão D). A iluminação (La Lampe) combina peças de design, como o pendente moderno, e efeitos como a fita de LED na escada com guarda-corpo em vidro. Os corrimãos em aço são de Césio Jr. Design.

Peças de design e obras de arte pontuam o décor em grande estilo.


0
Total Page Visits: 398 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *