Litoral CHIC

POR AFONSO TOMODA

A cobertura perto do mar não se prende ao estilo praiano, mas preserva a calma do litoral. Neste projeto, o arquiteto Afonso Tomoda redefiniu toda a planta para transformar o imóvel de 220m² na morada permanente da família.

Todos os olhares se voltam para a seleção de objetos (Idée Objetos) que confere identidade ao apartamento. Repare nas composições em branco, sem excessos. A poltrona, as mesas de apoio e demais móveis soltos são da Casa Bonita. Os detalhes em madeira ripada na parede, na porta e no aparador longilíneo – com desenho do arquiteto – aquecem a base neutra do projeto. Destaque para o mármore, do piso às paredes. O tapete (Bete Cunha) segue a leveza da proposta, trazendo ainda mais conforto. Acima da mesa de jantar, o par de pendentes (Inlight) revela o olhar no design contemporâneo.

“Para aquecer o ripado de madeira surge como recurso estético e elemento de identidade”


O perfil e as necessidades do cliente ditaram novos rumos para esta cobertura de 220 m², localizada num condomínio de praia. “Nosso desafio era criar um closet e mais duas suítes, além de incorporar elementos clássicos à ambientação. Tudo para que o apartamento de praia se tornasse uma moradia permanente”, comenta Afonso Tomoda, arquiteto que assina o projeto. A reforma adequou a planta, atendendo prontamente a estes desejos e foi além – ampliou a sala e a cozinha utilizando parte da varanda em L. Foi assim que o apê começou a assumir o estilo de vida de quem gosta de arte, conforto e qualidade de vida. “Cada ambiente passou a ter sua peculiaridade, com estilo incomum”, explica Tomoda. A sala assume um ar mais sofisticado e urbano, apostando em materiais como pedra, laca e ripado de madeira. Já a suíte do casal ganhou tons neutros e detalhes de boiseries, seguindo uma proposta mais clássica. A suíte do filho, por sua vez, vem com uma pegada sóbria e intimista, com tons escuros e um amadeirado acolhedor. E afinal, o estilo praiano inspirou a varanda e a cozinha, que ganharam referências e um ar de litoral, com tons claros e tranquilos. Aliás, se a ideia é relaxar, a área de convivência é perfeita, com churrasqueira para reunir amigos e a jacuzzi logo ao lado. “O ponto alto do projeto foi mesclar estilos em ambientes separados. Tornamos cada espaço único, mas trabalhando alguns elementos em comum para criar uma identidade bem definida em todo o apartamento”, revela Afonso.

A cozinha foi ampliada ao incorporar parte da varanda e otimizada com os modulados (Todeschini Barão). Para criar uma divisão sem perder a integração e a luminosidade, a aposta foi usar portas deslizantes vazadas. Os revestimentos nas paredes personalizam a varanda, com churrasqueira e jacuzzi. Para um maior conforto térmico, cortinas de vidro (Uffizi) fazem o isolamento.
A suíte do casal assume um tom clássico e boiseries nas paredes. A suíte do filho ganha tons sóbrios e a urbanidade do cimento queimado. Na sala íntima, móveis da Casa Bonita dão um toque colorido e contemporâneo. Os tapetes são da Bete Cunha.

0
Total Page Visits: 2023 - Today Page Visits: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *