Cara de Férias

POR RACINE MOURÃO

Este projeto tem o cheiro da brisa do litoral e os mais delicados tons do céu e da areia, iluminados pelo sol que adentra suavemente. Se a intenção era despertar a vontade de largar tudo e relaxar todos os dias, o arquiteto acertou em cheio.

O living é pontuado pelos tons de azul nos detalhes, que incluem almofadas com tecido Missoni e a mesa de centro de design. O tapete é praticamente no mesmo tom do piso, para garantir a continuidade. A madeira marca presença no mobiliário slim e nos painéis, que ajudam a dosar a iluminação. A sala de jantar recebe mesa em mármore, com uma banqueta utilizada na cabeceira para criar uma proposta informal.

As linhas sofisticadas do projeto são desenhadas pela iluminação.


Todos os caminhos levam à varanda. A planta original deste apartamento favorecia a integração dos ambientes com a bela vista do litoral, e o arquiteto Racine Mourão viu nessa característica uma forma de tornar o dia a dia do cliente mais prazeroso. A varanda é o eixo que conecta a sala, a cozinha e a suíte master, por meio de portas de correr, distribuindo a luz natural e a brisa entre os espaços. Todos podem ser vivenciados sem barreiras, graças às generosas circulações criadas a partir de um layout bem distribuído. A sensação é única, de liberdade. Como tudo está interligado, era necessário uma ambientação igualmente integrada, com formas, cores e materiais em sintonia. A escolha dos móveis primou pelo excelente design e pelo equilíbrio de retas e curvas, trazendo movimento e estilo. No mobiliário externo, as tramas abertas definem peças leves e aconchegantes, com a cara do verão. A delicadeza também comanda a paleta natural, que traz os tons de areia para o mármore, os tapetes e tecidos. O azul suave é salpicado nos objetos e em detalhes, em uma discreta referência náutica. E o branco também não poderia faltar – mais que uma base, ele suaviza as transições entre as cores e favorece a luminosidade. Aliás, nesse sentido, Racine Mourão utiliza outro recurso visual interessante. As paredes e alguns móveis fixos são revestidos com espelhos, que proporcionam sensação de amplitude em alguns pontos enquanto fazem a iluminação repercutir pelos espaços. A madeira, por outro lado, aquece e transmite aconchego, dando vida ao mobiliário fixo ou aplicada em painéis. O convite para curtir o espaço é irrecusável, de férias ou não.

Cozinha e varanda se tornam um só ambiente, com o uso das portas deslizantes. O mobiliário na cor branca garante a unidade visual, seja nos móveis tramados da área externa ou na mesa com cadeiras de design. Um sofá fixado no painel de madeira permite que mais convidados curtam a refeição. Na suíte master, o intimismo da madeira prevalece nos móveis fixos e no painel. O papel de parede reforça o aconchego. Nos detalhes, destaque para a integração total com a varanda.

0
Total Page Visits: 1038 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *