POR RACINE MOURÃO
Este projeto tem o cheiro da brisa do litoral e os mais delicados tons do céu e da areia, iluminados pelo sol que adentra suavemente. Se a intenção era despertar a vontade de largar tudo e relaxar todos os dias, o arquiteto acertou em cheio.
As linhas sofisticadas do projeto são desenhadas pela iluminação.
Todos os caminhos levam à varanda. A planta original deste apartamento favorecia a integração dos ambientes com a bela vista do litoral, e o arquiteto Racine Mourão viu nessa característica uma forma de tornar o dia a dia do cliente mais prazeroso. A varanda é o eixo que conecta a sala, a cozinha e a suíte master, por meio de portas de correr, distribuindo a luz natural e a brisa entre os espaços. Todos podem ser vivenciados sem barreiras, graças às generosas circulações criadas a partir de um layout bem distribuído. A sensação é única, de liberdade. Como tudo está interligado, era necessário uma ambientação igualmente integrada, com formas, cores e materiais em sintonia. A escolha dos móveis primou pelo excelente design e pelo equilíbrio de retas e curvas, trazendo movimento e estilo. No mobiliário externo, as tramas abertas definem peças leves e aconchegantes, com a cara do verão. A delicadeza também comanda a paleta natural, que traz os tons de areia para o mármore, os tapetes e tecidos. O azul suave é salpicado nos objetos e em detalhes, em uma discreta referência náutica. E o branco também não poderia faltar – mais que uma base, ele suaviza as transições entre as cores e favorece a luminosidade. Aliás, nesse sentido, Racine Mourão utiliza outro recurso visual interessante. As paredes e alguns móveis fixos são revestidos com espelhos, que proporcionam sensação de amplitude em alguns pontos enquanto fazem a iluminação repercutir pelos espaços. A madeira, por outro lado, aquece e transmite aconchego, dando vida ao mobiliário fixo ou aplicada em painéis. O convite para curtir o espaço é irrecusável, de férias ou não.
Cozinha e varanda se tornam um só ambiente, com o uso das portas deslizantes. O mobiliário na cor branca garante a unidade visual, seja nos móveis tramados da área externa ou na mesa com cadeiras de design. Um sofá fixado no painel de madeira permite que mais convidados curtam a refeição. Na suíte master, o intimismo da madeira prevalece nos móveis fixos e no painel. O papel de parede reforça o aconchego. Nos detalhes, destaque para a integração total com a varanda.