Com uma produção profundamente ligada à arte, o designer italiano busca inspiração na natureza para criar móveis e objetos ousados e irreverentes, dignos de peças de museu.
A irreverência como essência da produção criativa, numa relação de total simbiose entre arte e design. Os trabalhos de Marcantonio Raimondi Malerba refletem um compromisso inegociável com a descontração e a originalidade em cada traço. “Se uma boa ideia é também divertida, eu não resisto a realizá-la”, confessa o profissional nascido em Massalombarda, na Itália, e formado pelo l’Istituto d’Arte e l’Accademia di Belle Arti, em Roma. As criações do italiano têm a interação entre homem e natureza como abordagem mais recorrente, muitas vezes, apresentando um caráter lúdico singular, quase numa pegada infantil. E, de certa forma, isso é uma resposta natural ao método inventivo por trás de cada peça.
Para o designer, o processo de concepção representa uma continuação direta das brincadeiras de infância, quando a imaginação corria sem limites para transformar os elementos ao redor em coisas novas. Com peças divididas entre móveis, luminárias e objetos decorativos, ele já soma parcerias com marcas consagradas no segmento, como Mogg e Seletti, exibindo trabalhos com destaque em eventos de porte como Salão do Móvel de Milão e a Maison et Objet, em Paris. O início da carreira foi marcada pela colaboração com arquitetos atuantes na cena teatral, o que fez a presença artística ganhar ainda mais peso em suas produções, rompendo de vez qualquer barreira existente entre mobiliário e esculturas. As diversas possibilidades de formas oferecidas por materiais, como madeira, porcelana e resina, acabam por atrair a atenção do artista e surgem como elementos favoritos para conceber algo inusitado. Um exemplo é a coleção Sending Animals, em parceria com a Seletti, que o colocou de vez como uma das grandes apostas no setor. Esse vínculo com a grife italiana também resultou na linha Monkey Lamps, criação icônica de Marcantonio, composta por luminárias de conceito totalmente irreverente, praticamente inseparáveis da ideia de uma obra de arte a ser contemplada. A inspiração na natureza se faz ainda como referência nas luminárias Amazzonio e Piantama, ambas da Mogg, demonstrando sempre um design diferenciado. Assim, Marcantonio cria, assimilando ideas de tudo o que o cerca, brincadeiras, sonhos, natureza e, sobretudo, arte.
Escultura de alumínio Alla Terra, da Altreforme Pendente Amazzonio, da Mogg, reproduz as folhas da vegetação com papel laminado ou tecido Prato da linha Kintsugi, da Seletti; Armário Palafitt, da Seletti Sofá Comfy, da Seletti; Cristaleira Bloccone, da Mogg, tem base em madeira maciça e permite várias opções de acabamento
“Se uma boa ideia é também divertida, eu não resisto em realizá-la.”