Mente Irreverente

Com uma produção profundamente ligada à arte, o designer italiano busca inspiração na natureza para criar móveis e objetos ousados e irreverentes, dignos de peças de museu.

A irreverência como essência da produção criativa, numa relação de total simbiose entre arte e design. Os trabalhos de Marcantonio Raimondi Malerba refletem um compromisso inegociável com a descontração e a originalidade em cada traço. “Se uma boa ideia é também divertida, eu não resisto a realizá-la”, confessa o profissional nascido em Massalombarda, na Itália, e formado pelo l’Istituto d’Arte e l’Accademia di Belle Arti, em Roma. As criações do italiano têm a interação entre homem e natureza como abordagem mais recorrente, muitas vezes, apresentando um caráter lúdico singular, quase numa pegada infantil. E, de certa forma, isso é uma resposta natural ao método inventivo por trás de cada peça.

Para o designer, o processo de concepção representa uma continuação direta das brincadeiras de infância, quando a imaginação corria sem limites para transformar os elementos ao redor em coisas novas. Com peças divididas entre móveis, luminárias e objetos decorativos, ele já soma parcerias com marcas consagradas no segmento, como Mogg e Seletti, exibindo trabalhos com destaque em eventos de porte como Salão do Móvel de Milão e a Maison et Objet, em Paris. O início da carreira foi marcada pela colaboração com arquitetos atuantes na cena teatral, o que fez a presença artística ganhar ainda mais peso em suas produções, rompendo de vez qualquer barreira existente entre mobiliário e esculturas. As diversas possibilidades de formas oferecidas por materiais, como madeira, porcelana e resina, acabam por atrair a atenção do artista e surgem como elementos favoritos para conceber algo inusitado. Um exemplo é a coleção Sending Animals, em parceria com a Seletti, que o colocou de vez como uma das grandes apostas no setor. Esse vínculo com a grife italiana também resultou na linha Monkey Lamps, criação icônica de Marcantonio, composta por luminárias de conceito totalmente irreverente, praticamente inseparáveis da ideia de uma obra de arte a ser contemplada. A inspiração na natureza se faz ainda como referência nas luminárias Amazzonio e Piantama, ambas da Mogg, demonstrando sempre um design diferenciado. Assim, Marcantonio cria, assimilando ideas de tudo o que o cerca, brincadeiras, sonhos, natureza e, sobretudo, arte.


“Se uma boa ideia é também divertida, eu não resisto em realizá-la.”


0
Total Page Visits: 711 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *