Shabby Chic

Essencialmente feminino e romântico, o Shabby Chic é um dos estilos de decoração mais encantadores. Misturando o antigo e desgastado ao moderno, com um toque de nostalgia e requinte, esse conceito cria recantos charmosos e acolhedores, em que o preciosismo se revela nas cores suaves e na atenção aos detalhes.


Suaves Contornos

O aconchego do shabby chic se manifesta nos tons pastéis e neutros, acentuados pelo uso de texturas delicadas e leves. Neste charmoso home office assinado pela arquiteta Christiane Boris, todos os elementos convergem para a atmosfera romântica e envolvente do estilo. Ao lado, novamente, Christiane Boris explora o resgate do antigo com um apelo despojado, no qual o branco predomina, ressaltando móveis e objetos com traços românticos.


Um ar de volta ao passado. Um retorno ao antigo e ao romântico com simplicidade e bom gosto. Ao mesmo tempo bucólico, leve e nostálgico, o shabby chic (em tradução literal, “chique desgastado”) está com tudo. O conceito combina peças clássicas e de brechós, envelhecidas natural ou propositalmente, com móveis modernos de forma elegante e casual. Aliás, garimpar em feirinhas de antiguidades agora é sinônimo de estilo. O mix novo/desgastado veio de uma onda criativa que começou na Grã-Bretanha dos anos 1970, onde decorar ambientes com objetos de segunda-mão já era moda nas casas de campo, saindo depois para invadir as cidades, ficando famosa mundialmente quando, nos anos 1980, a designer Rachel Aswell abriu, nos Estados Unidos, a primeira loja inspirada nessa proposta. O apelo aconchegante e delicado do shabby chic vem da paleta de cores pastéis e neutras – como rosa, aveia, acqua, ocre, areia, branco e salmão – e pelo toque leve e feminino das estampas florais em tecidos de linho e algodão. O ponto alto, no entanto, está na harmonia e na atenção aos detalhes, que, embora possam parecer simples e pontuais, tornam a tendência charmosa e encantadora. Com bom senso, qualquer recanto da casa pode ganhar essa apaixonante combinação de elementos, proporcionando o clima perfeito para o que chamamos de “lar doce lar”. Aqui, chique mesmo é ser original!


Toque de Charme

No shabby chic, os móveis vem com sinais de envelhecimento, que pode ser natural ou provocado intencionalmente, em harmonia com outras peças mais modernas para criar ambientes elegantes e casuais com um perfume vintage. A arquiteta Luciana Mota dá à cozinha uma atmosfera nostálgica com as cadeiras e a mesa desgastadas, fazendo um charmoso contraponto aos equipamentos contemporâneos. Christiane Boris reúne peças originais, como a coleção de pratos e lustre em ferro pintado, com uma mobília de apelo clássico e retrô, sobre uma base neutra e suave.


As flores dão o toque delicado e romântico ao estilo shabby chic.


Romantismo em Detalhes

Estampas delicadas, principalmente florais, são elementos marcantes do estilo. Nestes ambientes criados pela arquiteta Christiane Boris, o quarto é enriquecido com o romantismo floral das almofadas e das cortinas, além dos detalhes no gracioso abajur e nas gravuras dos quadros. O branco predominante ressalta o tom fendi das colchas. A cômoda de traços clássicos e madeira rústica resgata o charme de outros tempos à decoração, complementada por elementos românticos, como o castiçal e o vaso de flores, característicos do estilo.

0
Total Page Visits: 895 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *