New Dandy

O estilo dandy exala elegância e sobriedade, com os tons fechados, as linhas puras e as boas proporções, em ambientes que respondem ao lifestyle e às necessidades do homem contemporâneo. Deixe-se envolver pela atmosfera masculina e atraente dos novos dândis em composições que prezam por harmonia, simetria e bom gosto.

Uma figura masculina irreverente por valorizar a elegância e a sobriedade. Assim surgiu o dandy, rompendo com os exageros do vestuário no estilo rococó a que os homens burgueses do final do século XVIII estavam habituados. O primeiro a reconhecer que todos aqueles adornos, maquiagem e peruca branca nada tinham a ver com a beleza foi Beau Brummell, personagem que trouxe senso estético e cortes minimalistas para o traje de então, com suas calças estreitas, coletes justos e roupas de acabamento sempre impecável. Ao final do século XIX, personalidades importantes, principalmente do mundo da literatura – como Oscar Wilde e Lord Byron – já eram adeptas do dandismo como um verdadeiro lifestyle, indo muito além da moda de uma época. Hoje o estilo também serve de inspiração para os interiores, que se vestem com o mesmo requinte e a aura masculina de outrora, porém já aceita doses de ousadia em elementos pontuais. Na ambientação, o new dandy busca a extrema elegância e a recusa do trivial, para valorizar aquilo que tem real importância, tanto em termos funcionais quanto estéticos. Por isso, predominam os tons fechados, que dão um sentido mais austero e viril ao décor, mas podem contracenar com cores menos óbvias e até femininas. Materiais nobres e duráveis, como couro e madeira, reforçam a sofisticação e a sobriedade do conceito, enquanto telas e esculturas arrematam o abrigo daquele que, historicamente, sempre foi um apreciador das belas artes e do bom gosto. Peças clássicas pontuais também são bem-vindas, mas sempre mixadas a elementos contemporâneos que revelam o caráter atemporal da proposta.


O cinza predomina, pontuado pela energia do coral.


Dandy Moderno

O estilo traz em sua essência sobriedade e elegância. Mas tais características não fazem disto uma regra. O new dandy preserva a aura masculina, mas com menos rigidez, podendo explorar com liberdade toques femininos sutis e o uso de elementos que trazem maior flexibilidade ao layout. A exemplo da composição da Twils, com módulos e peças soltas em cinza e coral, que dão um tom informal sem perder o espírito viril e sofisticado da proposta.


O dandy empresta sua versatilidade a diferentes propostas.


Versões Contemporâneas

O new dandy mantém o olhar para o passado sem se desligar do presente, trazendo referências clássicas em leituras contemporâneas. Um dos destaques do ambiente assinado pela Project Arquitetura são as poltronas em pied-de-poule, estampa consagrada por Coco Chanel, que estabeleceu novos padrões ao utilizar o estilo, em plena década de 1930. O dandismo também se faz presente no mobiliário em linhas retas e na paleta em tons de cinza e preto, trazendo, para os dias de hoje, o caráter austero da proposta. A versão dandy de Ramiro Mendes, para a Casa Cor Ceará 2014, expressa o espírito despojado e cosmopolita do homem moderno. O piso com padronagem geométrica e o painel aramado, onde fica a bike, quebram a formalidade, compondo um décor urbano e repleto de elementos surpresa.


Clássico do universo masculino, o azul revela suas diferentes nuances.


Something Blue

O homem moderno, assim como aquele que deu origem ao estilo dandy, valoriza espaços que respondam às suas necessidades, sem abrir mão da estética. Estilo e funcionalidade compõem a cozinha da Diesel, feita para receber com informalidade e requinte. A composição assinada por Scavolini abusa de materiais naturais, como madeira e metal envelhecido com tratamentos especiais de efeito vintage, enquanto o azul petróleo empresta seu colorido intenso à área gourmet. Os módulos – fruto da parceria da Twils com o estúdio Viganò – lisos, estampados e em capitonê, oferecem a possibilidade de personalização do quarto. A paleta, predominantemente cinza, é pontuada por um azul intenso.

0
Total Page Visits: 1710 - Today Page Visits: 4

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *