Cores e Vida

POR TEREZA MELLO

Tereza Mello expressa suas reflexões sobre a vida em pinturas abstratas e coloridas na sua mais recente coleção “Rotas Alteradas”.

Tereza Mello expressa suas emoções e sua forma de estar no mundo por meio das artes plásticas. Privilegiando o estilo abstrato em suas obras, cada coleção sua se renova e se modifica de acordo com os sentimentos e as reflexões da artista sobre a própria vida. Desde muito cedo, ela despertou o interesse para o desenho e para a pintura, por isso optou por cursar Arquitetura na Universidade Federal do Ceará (UFC), graduação que mais se aproximava de suas aptidões na época. Mas foi em Brasília, depois de formada, que ela iniciou a trajetória artística, quando realizou alguns cursos na área que sempre gostou. Ao retornar para o Ceará, estava decidida a trabalhar como artista plástica e, já em 2000, teve sua primeira exposição individual, intitulada “Toda cor que houver nessa vida”. Neste momento, a artista, que antes assinava como Tereza Ranier, já começava a definir seu estilo abstrato, que iria perpassar praticamente todos os trabalhos seguintes. Mas ela não deixou de inovar e se reinventar nas outras três mostras individuais que se seguiram, ao experimentar novas formas de criação que refletiam as mudanças pelas quais passava em sua vida. “O trabalho artístico tem muito por princípio expor o emocional da gente, de maneira que nos possibilite atingir o espectador de alguma forma”, conta a artista. Mas se até então Tereza Mello explorava composições monocromáticas em suas telas, o ano de 2013 a fez despertar para um lado mais colorido. Pois a nova coleção da artista, intitulada “Rotas Alteradas”, apresenta uma proposta repleta de cores entrelaçadas, traços e linhas entrecruzadas, que se confundem e se complementam num emaranhado de diversas tonalidades. “A minha alma já estava pedindo para colorir as coisas”, explica Tereza sobre a nova criação abstrata, que tem o nome inspirado em um trecho da música “Rosa de Hiroshima”, composta por Vinicius de Morais. Após ter passado por um momento de reviravolta, os sentimentos da pintora voltam a ser a principal fonte de inspiração para seus quadros, ao falar sobre as mudanças que o mundo nos impõe e a necessidade de constante superação e aceitação da imprevisibilidade da vida.

Os belos quadros da artista plástica cearense Tereza Mello fazem parte da sua mais recente coleção, “Rotas Alteradas”. Se antes a pintora criava composições mais monocromáticas, seu novo trabalho agora é repleto de cores e misturas, sem perder o estilo abstrato que sempre marcou as obras da artista.

Na coleção inédita “Rotas Alteradas”, Tereza Mello investe em traços e linhas que ganham cores vivas, emaranhando-se em curvas e desenhando novas “rotas”. As pinturas expressam a reflexão da artista de que, apesar das diversas mudanças que a vida nos impõe, tudo está de alguma forma conectado e entrelaçado.

0
Total Page Visits: 788 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *