Espaço Cool

POR RAMIRO MENDES

A mistura de rosé e cinza deixou o apartamento compacto, assinado por Ramiro Mendes, ainda mais acolhedor e descolado, reservando às linhas horizontais o papel de sugerir profundidade nos espaços.

Os fins de semana são movimentados no apartamento da guia de turismo, que mora neste apartamento com os dois filhos e a mãe. Família e amigos o elegeram como ponto de encontro, principalmente após as intervenções do designer Ramiro Mendes, que renovou o imóvel de quase dez anos. As paredes saíram de cena para dar lugar a um living integrado – varanda, estar, sala de jantar e cozinha são agora um espaço único. O vão foi bem aproveitado com móveis nas dimensões ideais para permitir circulação livre, a exemplo do sofá com uma chaise, pequenas banquetas de design (que podem virar mesinhas de apoio) e mobiliário fixo que aproveita cada cantinho. Inteligentes, eles possuem várias funções, como o balcão da cozinha que pode servir de aparador para a mesa de jantar. Os tons intimistas dominam boa parte do estar, como os amadeirados e o cinza. E se as cores claras não são o segredo dessa amplitude, qual será o trunfo? Ele está no layout contínuo, destacado na parede principal da sala em rosé, que conduz o olhar sem interrupções. As linhas horizontais também são aliadas nesse sentido, além do uso de poucos – e bons! – móveis, sem excesso de detalhes. Afinal, cada centímetro do apartamento é importante e tinha que ser valorizado com o que há de melhor.

A parede em rosé dá o devido destaque ao mobiliário de design e aos adornos (Home). As fotografias e obras de arte (Mariana Furlani Arte Contemporânea) contribuem para a atmosfera casual. A circulação é valorizada pelo papel de parede com grafismos modernos e pelas peças de design, como a estante-torre (Florense) e Cadeira Papyrus, da Kartell (Ouvidor Interiores). O espaço onde ficava a varanda manteve a descontração com adornos e banco (Terra Brasilis), além das cadeiras dobráveis Flux (Ouvidor Interiores).

A cozinha traz o aconchego da madeira e um grande vão livre, tornando-se bastante funcional no dia a dia. O balcão da cozinha também serve de aparador para a mesa de jantar, que ganha um leve e deslumbrante pendente trazido da Suécia. A suíte ganhou um pequeno closet, a partir do antigo lavabo pouco utilizado. Tecidos e tapetes (Amazonas Decorações) criam um ambiente confortável, realçados pelo branco do mobiliário. A cabeceira remete à cor da parede da sala. As cortinas arrematam o aconchego.

0
Total Page Visits: 330 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *