Estilo Umage

O Umage é mais uma proposta nórdica que acredita em boas atitudes para criar ambientes mais aconchegantes e equilibrados, focado no esforço para manter a casa sempre organizada, limpa e agradável.

Apaixonados por design e reconhecidos por valorizarem ao máximo a qualidade de vida, os nórdicos estão quase sempre na vanguarda quando se fala em apontar tendências e conceber novos estilos de morar. Após a consagração do dinamarquês Hygge, um estado de espírito que propõe uma atitude positiva frente à vida, e do sueco Lagom, que busca a felicidade por meio do que é realmente essencial, chegou a vez do Umage. A expressão originária na Dinamarca pode ser traduzida como “tente um pouco mais”. O que isso significa em termos de decoração? Bem, o conceito propõe mais esforço em tirar partido de tudo que a casa tem a oferecer, antes de pensar em mudanças. E começa sugerindo manter sempre em dia a limpeza e a organização, atitudes indispensáveis para o equilíbrio do lar. Assim como outros estilos escandinavos, trata-se em essência de uma forma de encarar o dia a dia muito mais do que uma linguagem visual pré-definida. O Umage defende uma atenção especial em resolver as imperfeições do lar, como uma porta que não está fechando direito, uma pintura desgastada ou um armário – ou estante – totalmente bagunçado, antes de pensar diretamente em grandes modificações, incorporando esse cuidado como parte fundamental da rotina. Com tudo em ordem, podemos desfrutar de um ambiente que nos deixa mais relaxados e em harmonia conosco e com os outros.. Uma recompensa que, com certeza, vale a pena um pouco mais de esforço.

Mais que uma estética, o umage é sobre o “esforço” para uma casa sempre em harmonia.

PENSE EM TODAS AS POSSIBILIDADES
Um dos pontos-chave da proposta é evitar o consumismo e a acumulação desnecessários. Portanto, antes de sair comprando coisas novas, vale explorar a criatividade e testar possibilidades para criar usos diferenciados para elementos antigos. Mudanças absolutamente simples, como reposicionar alguma peça, podem causar um efeito surpreendentemente positivo e modificar completamente o visual de um ambiente. Antes de trocar aquele móvel cheio de história pra contar, uma boa alternativa é apostar numa restauração ou renovar o acabamento, realçando uma atitude “faça você mesmo”. É possível transformar a casa apenas com o que já se tem à mão.

USE A CRIATIVIDADE
Se o objetivo principal é desfrutar da casa em sua plenitude, todos os recursos que deixam a ambientação mais agradável e aconchegante têm vez. O uso de arranjos florais, hortas em casa, materiais naturais, difusores aromáticos, objetos pessoais… Não há limites para a imaginação.

ORDEM É TUDO
Como o próprio nome deixa claro, a essência do Umage está no “esforço” em tornar a casa mais organizada para viver melhor. Uma dica eficaz é fazer uma lista de todas as pequenas tarefas que podem ser feitas em cada cômodo da casa, arrumar um armário ou limpar a bancada da cozinha, e estabelecer dias definidos para executá-las. Além de fazer tudo funcionar melhor, incorporar essas atividades à rotina reduz a confusão visual que induz ao estresse e, pasme, afeta a saúde mental.

DÊ VIDA AS PAREDES ESTILO UMAGE
Apesar de nórdico, o Umage não tem necessariamente a ver com uma estética minimalista. Assim, as paredes assumem um papel importante de ajudar a retratar a personalidade dos moradores e proporcionar mais identidade ao décor. E não estamos falando apenas em tirar partido das cores, mas em considerá-las verdadeiras vitrines para contar uma narrativa profundamente pessoal. Vale montar mosaicos com fotos da família ou adicionar obras de arte, papéis de parede com temas, murais artísticos… Tudo que expresse sua personalidade.

INVISTA NA TROCA DOS TÉXTEIS-LAR
Um das atitudes que definem o estilo é simplesmente trocar o enxoval da casa. Mudar roupa de cama, cortinas, mantas e capas de almofadas ajudam a alterar a atmosfera do ambiente, promovendo, além de aconchego, uma incrível mudança visual, sem precisar de um gasto considerável. Aqui também se inclui nova roupagem para sofás e poltronas, que podem ganhar cores e tecidos conforme as trends do momento.

0
Total Page Visits: 509 - Today Page Visits: 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *