COLEÇÃO XINGU é desenvolvida virtualmente com a tribo MEHINAKO.

Desenvolvida a partir de uma parceria entre a designer Maria Fernanda Paes de Barros, fundadora da Yankatu, e a tribo de etnia Mehinako, no Alto Xingu, localizada no sul da Floresta Amazônica. A coleção Xingu foi produzida sob circunstâncias bastante inusitadas, em função do isolamento social imposto pela pandemia, a partir de vídeos enviados pela internet com orientações das técnicas de tecelagem utilizadas em algumas peças.

Um dos diferenciais do processo criativo foi a cartela de cores feita em colaboração com a designer de moda Maibe Maroccolo, de Brasília. A inovadora paleta cromática tirou partido de pigmentos extraídos de folhas e cascas de árvores nativas da região.

Inspirada em elementos tradicionais da cultura Mehinako, e também de outras etnias, a coleção reproduz uma estética marcante de maneira profundamente conceitual, fazendo referência às ocas e ao trançado em palhas de buriti, tão característicos nesses povos.

A nova linha de móveis formada por banco, armário e buffet traz como diferencial as tramas em palha de buriti e a proposta puramente artesanal.

Como contrapartida pela participação da comunidade na nova coleção, a Yankatu, para além da remuneração aos artesãos, irá organizar uma arrecadação para que a tribo possa comprar um barco a motor e se tornar totalmente autônoma na extração do buriti, utilizado tanto no artesanato local quanto na cobertura das ocas.

0
Total Page Visits: 609 - Today Page Visits: 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *